17/07/2009

Suíça - Switzerland


Viajar sem sair de casa
Por vezes não é possível viajar, as razões podem ser várias, falta de dinheiro, de saúde, idade avançada, enfim podem existir diferentes factores e motivos. No entanto, isso não deve ser impeditivo de conhecer novos locais e costumes, podemos viajar sem sair da nossa cadeira, vendo fotografias que nos transportam, se assim a nossa predisposição quiser, a lugares longínquos. Para todos os que gostam de viajar, nem que seja através da imaginação, vou passar a colocar no meu blog fotos e informações, que nos vão permitir conhecer um pouco mais outras terras e culturas.

Hoje vamos viajar até … Suiça.

Boa viagem!

Foto: 1ms.net

A Suíça está situada na Europa Central. Tem fronteiras com a França, Alemanha, Itália, Áustria e Liechtenstein. É uma república federal composta por 26 estados, chamados de cantões, com Berna como a sede das autoridades federais.


Fotos: http://hdw.eweb4.com

A geografia da Suíça é dominada pelas montanhas. De facto, 60% do território inclui as cadeias montanhosas dos Alpes a sul e do Jura a norte. Entre as duas fica um planalto com bastantes elevações.


 Foto: gde-fon.com

De uma maneira geral, pode-se dividir a Suíça em três regiões geográficas: os Alpes, o planalto e o Jura. O planalto, denominado como plateau, ocupa um terço da área do país e aí mora cerca de dois terços da população naquela área geográfica.

Foto: gde-fon.com


O plateau suíço é atraversado por três grandes rios: o Ródano, o Reno e o Aar. O Sul e o centro-Sul da Suíça são dominados pela cadeia montanhosa alpina enquanto que o restante é uma zona plana exceptuando-se um faixa ao longo da região Noroeste que é dominada pelo Jura.


Foto: 1ms.net

Os Alpes Suíços fazem parte de uma cadeia montanhosa que atravessa desde o Sul da Europa até à Europa Central. Algumas das mais importantes passagens estão localizadas nos Alpes suíço. Têm uma altitude média de 1700 metros e cobra dois terços de toda a totalidade da área da Suíça. Entre os alpes suíços estão 48 montanhas que têm pelo menos 4.000 metros de altitude.


Foto: gde-fon.com

O Jura é uma linha de rocha calcárica que se estende desde o Lago Leman até o rio Reno no Norte, ocupando cerca de uma décima parte da área da Suíça.


Foto: 1ms.net

Dada a grande diferença de altitudes, que variam dos 195 metros até mais de 4000 metros, a Suíça apresenta uma grande diversidade de climas e dos respectivos animais e plantas.


Foto: www.freewallpaper.net

Foto: Net

Nos cantões mais a Sul (Valais e Ticino) podem-se encontrar eucaliptos e pinheiros. O tempo temperado permite a evolução de muitas plantas e também de zonas vinhateiras, entre outras espécies.


Foto: gde-fon.com

À medida que aumenta a altitude, a densidade vegetacional diminui, pois o ar torna-se mais frio, dificultando a evolução de espécies. Os glaciares formam a paisagem a altas altitudes. A Suíça é um dos países com mais glaciares por área.


Foto: Jackph

Em relação à fauna, os ursos e os lobos estiveram extintos durante um século. Porém, o lobo reapareceu no território nas últimas décadas provindo da Itália. O íbex, o chamois e a marmota são espécies muito frequentes nos Alpes.

Foto: wikipedia_Dieter TD


Quanto a espécies voadoras existe uma variedade de quase 200 espécies de aves que se reproduzem na Suíça, entre elas estão os melros, toutinegras, tordos, carriças, pardais, corvos, pombos, gaivotas, cisnes, pica-paus, estorninhos , andorinhas, gralhas, abutres e papagaios.


Foto: wikipedia_Doc Searls

Moeda: franco suíço (CHF)

A bandeira da Suíça consiste de um quadrado vermelho com uma cruz grega branca grossa e equilátera no centro da bandeira.

A bandeira baseia-se na do cantão de Schwyz, cujas cores e forma derivam do Sacro Império Romano.


A Suíça é uma importante potência industrial. As indústrias têxteis e alimentícias, a relojoaria e o artesanato de madeira são tradicionais no país. Mas, graças à energia hidroeléctrica, favorecida pelo relevo, ao capital e a uma mão-de-obra hábil, os ramos mais modernos da indústria puderam desenvolver-se (metalurgia de transformação e química). É uma das economias mais ricas do mundo.


 Foto: gde-fon.com


É o país do chocolate, do queijo, dos relógios e das rampas de esqui, também tem: velhas cidadezinhas medievais, castelos, aventura e comida e vinho de ótima qualidade.


Foto: net

É sede de inúmeros bancos privados e de muitas organizações internacionais como o Fórum Económico Mundial, a Cruz Vermelha, a Organização Mundial do Comércio e do segundo maior Escritório das Nações Unidas.


Foto: net

A cultura do país é sobretudo marcada pela diversidade linguística - onde são oficiais quatro línguas de origem diferentes são o alemão, francês, italiano e romanche.


Foto: gde-fon.com

As cidades suíças são cheias de charme, cultura, atracções e surpresas. É um dos melhores países do mundo para a prática de desportos de inverno. Destaque para Lenzerheide e Zermatt entre outras estações de esqui.

Com 980 estabelecimentos, a Suíça tem uma das maiores concentrações de museu de toda a Europa. A escolha inclui museus de importância mundial, mas também pequenos e curiosos estabelecimentos.

Foto: wikipedia_Roland zh

A sua capital administrativa é Berna. Localiza-se no planalto suíço, um pouco a oeste do centro da Suíça e 20 quilómetros ao norte dos Alpes Berneses.


Foto: http://www.wallcoo.net

Outras cidades importantes são Zurique, Genebra, Lausanne e Basileia.

Foto: wikipedia_Maicomaico


BERNA (Bern)

Berna, a capital Suíça com um ritmo deliciosamente calmo, tem seu núcleo medieval de prédios de arenito praticamente intacto.

Debaixo dos mais de 6 quilómetros de arcadas, muitas lojas para a alegria de turistas e moradores.

Berna está inscrita no Património Cultural Mundial da UNESCO, graças ao seu patrimônio medieval urbano, que conseguiu atravessar os séculos.

A visitar o Zeitglockenturm, uma torre-relógio colorida com esculturas giratórias, a Münster, catedral gótica do séc. 15 com uma impressionante janela de vitral de 12 metros de altura e a casa onde Albert Einstein viveu quando escreveu a Teoria da Relatividade em 1905.


ZURIQUE (Zürich)
Também chamada de 'a cidade ao pé do lago', Zurique estende-se entre os rios Limmat e Sihl.

Zurique é a mais popular das cidades Suíças, pois oferece um ambiente animado e numerosas diversões culturais.

A parte antiga da cidade conta com imensas zonas para caminhar. Zurique é o centro financeiro da Suíça e uma das bolsas de valores mais importantes da Europa.

Entre o mais carismático de Zurich encontra-se o Bahnhofstrasse, a Igeja de São Pedro, a Igreja de Fraumünster, a Catedral Grossmünster, e entre os museus destacam-se o Museu Nacional.

GENEBRA (Genève)
Genebra, a segunda maior cidade suíça, localiza-se na ponta mais baixa do cintilante Lago Genebra (ou Lac Léman, como ele é conhecido na Suíça).

Genebra pertence a parte de língua francesa, e é conhecida sobretudo por ser a sede da UNESCO e de muitos outros órgãos internacionais. Na zona do lago encontra-se o jardim angaise, com seu Relógio de Flores, e o Monumento Nacional. Cruzando a ponte do Mont Banc, chega-se ao Monumento a Charles II de Brumswick.

Na Praça das Nações está o Edifício da Organização Mundial da Propriedade Intelectual, e perto dali encontra-se o Comité Internacional da Cruz Vermelha, a Organização Internacional do Trabalho e a sede da OMS, Organização Mundial da Saúde.

LAUSANNE

Esta linda cidade às margens do Lago Genebra, apresenta uma intensa oferta cultural, como teatro, dança, musica, gastronomia e vida nocturna.

Denominada capital olímpica, tem como símbolo máximo o Museu Olímpico, que está localizado dentro de um gracioso parque a beira do lago.

A Cidade Alta (Haute Ville) é a parte mais antiga da cidade e dá a impressão de que ali o tempo parou desde a Idade Média. Seu ponto central é a Lausanne Cathédrale, uma bela catedral de estrutura gótica.

A parte mais baixa de Lausanne tem alguns distritos variados: Ouchy, com um jeito de estação de veraneio; Place St. Francois, com lindas ruas de pedra de cantaria; e Flon, distrito dos bares e galerias.


BASILEIA
Terceira maior cidade da Suíça, Basiléia faz fronteira com a França e a Alemanha. Por conta disso, o lugar é conhecido com uma verdadeira esquina dos três países. O rio Reno divide o lugar: Grande e Pequena Basiléia.

De um lado fica a cidade velha, onde está o centro (um dos mais preservados da Europa, do outro lado do rio, aparece o design contemporâneo assinado por arquitectos famosos, como Mario Botta, Herzog & Meuron e Renzo Piano. Resultado: passado e futuro dividindo a paisagem mesclada de história e modernidade. Não se pode perder também o Foundation Beyeler, projetado por Renzo Piano, e onde se pode ver obras de Monet, Cézanne, Van Gogh e Picasso.

Algumas das suas muitas Atrações:
:

Rotas de comboio panorâmico
Viajar de comboio pela deslumbrante paisagem alpina no Glacier Express, uma das mais longas viagens ferroviárias da Europa, saindo de St. Moritz com destino ao resort de esqui de Zermatt, bem no coração da Suíça.


 Foto: gde-fon.com



Chateau de Chillon
O prédio histórico à margem do Lago Genebra é um dos mais visitados em toda a Suíça. A construção foi iniciada no século 11 e seus calabouços e pátios tornam este castelo digno de um conto de fadas.


Foto: Wikipedia_Eric Hill

Lago Thun
Os 3 belos castelos, Schloss Thun, Schloss Oberhofen e Schloss Hunegg erguem-se à margem do Lago Lake Thun. É possível visitar todos eles de barco em apenas um dia.


Foto: http://www.wallcoo.net

Chocolate suíço
O chocolate suíço é um dos melhores do mundo e sair do país sem provar é o mesmo que não ter visitado a Suíça. Em Zurique pode-se fazer uma visita à Fábrica da Lindt onde este magnifico chocolate é produzido. Nesta fábrica, é apresentado um curto filme sobre a história da fábrica. Também se pode fazer uma visita ao pequeno museu no seu interior e ainda comprar chocolates.


Foto: net

Cataratas de Trümmelbach
Estas são as maiores cataratas subterrâneas do mundo. As dez cataratas são criadas pela água derretida de três geleiras, que fazem cair 20.000 litros de água por segundo. As cataratas localizam-se no Vale de Lauterbrunnen, perto de Interlaken.


Foto: www.freewallpaper.net

A rota de teleférico mais alta da Europa
Passear no teleférico aéreo mais alto da Europa até Little Matterhorn, em Zermatt. Em seguida, voltar de esqui para o vilarejo de Zermatt, em uma das pistas de esqui mais longas da Europa.


Foto: wikipedia

Gimmelwald
Vistas incríveis e óptimas trilhas para caminhada: isso é Gimmelwald, um lugar mágico. É um vilarejo situado nas montanhas das Terras Altas de Berna. Este é um resort onde é proibido andar de carro, acessível somente por teleférico.


Foto: gde-fon.com

Rochers-de-Naye sobre Montreux
Deste ponto panorâmico (2.045m) é possível avistar o Lago Genebra e os Alpes suíços e franceses.

Foto: wikipedia_andrew

La Maison du Gruyère
Situada aos pés do Castelo de Gruyère e próxima aos pastos alpinos, esta famosa fabrica de laticínios convida para descobrir o "rei" dos queijos: Le Gruyère e seus segredos.



Fotos: Net


Schilthorn - Piz Gloria
O monte Schilthorn encontra-se a 2.970m, foi cenário do filme James Bond "A Serviço de sua Majestade". No topo encontra-se o restaurante giratório, com uma fantástica vista das montanhas Eiger, Monch e Jungfrau (patrimônio natural da UNESCO.


Foto: wikipedia:_Ingenieurlosungen

Matterhorn, Zermatt
O Matterhorn (4.478m) é uma das montanhas mais famosas e espetaculares do mundo. Aos seus pés esta Zermatt, uma aldeia onde os carros não podem entrar.


Foto: gde-fon.com


A Suíça é um país pequeno, verde, florido, limpo, organizado que passa uma imagem de segurança, ordem e trabalho, pelo que se transformou no cofre-forte do mundo.


Foto: gde-fon.com


É uma viagem magnífica em um mundo encantador de gelo e rochas, flores e florestas alpinas.

Fontes e Fotos: Wikipedia; http://swiss-animals-plants-vegetation.all-about-switzerland.info/; www.swissinfo.ch/;www.myswitzerland.com/; Panoramio; Flickr; gde-fon.com; 1ms.net; http://www.wallcoo.net; outros.


* Fotos: Net
As fotografias sem indicação dos autores é porque não os consegui identificar. Se forem suas, por favor queiram contactar-me que colocarei imediatamente o seu nome, ou retiro-as se for esse o seu desejo. Não é de maneira nenhuma minha intenção quebrar direitos de autor.

Photographs without the authors’ names are because I could not identify them. If they are yours, please contact me and I will put immediately your name, or remove them, if that is your wish. It is not my intention to break authors rights.


Foto:http://www.wallcoo.net;

"Uma longa viagem começa com um único passo”. Lao-Tsé

1 comentário:

  1. Como é lindo esse trabalho
    Estou encantada, só assim eu viajava
    para Suíça rsrs...boa tarde
    bjs!

    ResponderEliminar

“Aqueles que passam por nós, não vão sós, não nos deixam sós. Deixam um pouco de si, levam um pouco de nós” (Antoine de Saint-Exupery).

Obrigado pela sua visita e pelo carinho que demonstrou, ao dispensar um pouco do seu tempo, deixando aqui no meu humilde cantinho, um pouco de si através da sua mensagem.



Publicação em destaque

A Noite nas minhas Viagens

Luzes da Noite pelo mundo fora ... A noite em Macau No Japão Dubai ...