sexta-feira, 12 de março de 2010

Aljezur - Mar e Serra


ALJEZUR é uma vila pitoresca no "Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina" no Algarve, que se encontra dominada por um castelo árabe do século X, do qual se têm uma vista maravilhosa sobre a várzea até a Serra de Monchique ou o vale da ribeira de Aljezur até a Praia de Amoreira e as suas dunas de areia.



Aljezur situa-se na zona ocidental da província do Algarve, confronta a norte com o concelho de Odemira, a oriente com os concelhos de Monchique e Lagos, a sul com o concelho de Vila do Bispo e a ocidente com o Oceano Atlântico.


O Concelho de Aljezur é composto por quatro freguesias: Aljezur, Odeceixe, Rogil e Bordeira. A Serra do Espinhaço de Cão e os contrafortes da Serra de Monchique marcam e embelezam a paisagem do concelho. Na serra destacam-se extensas manchas de pinhais, eucaliptos, sobreiros e medronheiros. Em menor porte, mas característica presença, as estevas, tojos, arbustos de camarinha branca, a urze e o perfumado rosmaninho enfeitam e embelezam as serranias.






Aljezur é uma vila pequena e tranquila, dominada por um castelo mouro do século X. Está dividida em duas partes e jaz num vale muito fértil chamado 'A Várzea de Aljezur' que divide a vila em duas partes a nova e a velha. Quando os árabes construíram o castelo, várias ribeiras percorriam a área e a que corria em redor do monte era tão larga que permitia aos barcos subirem até Aljezur. Mas as águas ficaram infestadas com mosquitos que espalharam a malária e a população teve de se mudar, criando assim outro centro. Por isso, a vila está dividida em duas partes: a Vila Velha e a Igreja Nova.

Foto: wikipedia_Filipe Rocha

A visitar
O Castelo , Erguido pelos árabes no século X e tomado aos mouros no séc. XIII foi um dos últimos castelos a serem conquistados no Algarve. Embora em mau estado de conservação, mantém a sua cerca de muralhas (séc. XIV) e duas torres. Magnífica vista panorâmica.

Foto: www.turismodoalgarve.pt

Igreja da Misericórdia , A Igreja da Misericórdia foi construída no século XVI situa-se próxima a Rua do Serro Forte, no centro histórico da cidade. Teve que ser reconstruída no século XVIII, depois do famoso terramoto sofrido na zona no ano de 1755. Na sua fachada se destaca uma torre sineira do século XVIII e possui um portal estilo renascentista data de 1577. Constituída por uma só nave com um arco triunfal. Recentemente foram realizadas diversas obras de conservação no interior e exterior da igreja.


Foto: www.algarve-portal.com

Museu de Arte Sacra Monsenhor Manuel Francisco Pardal
Museu Municipal
Casa-Museu Pintor José Cercas
Igreja Matriz de Nossa Senhora de Alva ou Igreja Nova
Moinho de Vento de Odeceixe - Odeceixe


Foto: wikipedia

Pelourinho
Igreja Paroquial de Odeceixe - Odeceixe

Praias
Próximo de Aljezur encontram-se as praias mais belas do sudoeste de Portugal. A beleza natural das suas praias, muitas delas quase desertas, e as altas falésias em contacto directo com o mar, constituem o principal cartão de visita desta região.




As praias de Aljezur tem boas condições para o surf e o bodyboard mas também tem praias como a Praia de Amoreira que é óptima para crianças por causa do rio que entra para o atlântico mesmo nesse praia. Em toda a costa a norte de Aljezur, as falésias são altas e escarpadas, escolhidas pelos pássaros marinhos que aqui se sentem protegidos do Homem; o mar é de um azul mais profundo e misterioso e, junto às rochas, rasga-se em correntes marítimas que só os peixes sabem navegar.



Praia de Odeceixe , na baixa-mar pode andar umas largas dezenas de metros a pé. Para Sul há uma segunda enseada, unicamente acessível na maré baixa, a chamada Praia da Adega. Na maré alta, o único acesso é através de um trilho que desce a falésia. Proporciona excelentes condições para a canoagem e para passeios de barco.





Praia da Samouqueira , uma praia pequena, pouco frequentada, com pouco areal que é misturado com cascalho. Ideal para os amantes da natureza.


Foto: wikipedia

Praias de Vales dos Homens perto do Rogil, praia pequena rodeada por falésias, o que a torna muito abrigada do vento. Tem apenas vigilância na época balnear, não sendo muito frequentada.

 Foto:  wikipedia_Filipe Rocha

Praia Carriagem perto do Rogil, É pouco frequentada, apesar de ter extensos e acolhedores areais. É uma praia muito selvagem, de grande beleza natural. No topo norte existe uma série de piscinas naturais.


 Foto: www.geocaching.com

Praia de Amoreira uma bonita praia situada perto da vila de Aljezur. Extenso areal e dunas. É possível tomar banhos no mar ou no rio que aqui desagua. De salientar o pormenor da rocha negra no topo Norte da praia a fazer lembrar um gigante deitado.

Foto: www.portugalnotabel.pt

Praia de Monte Clérigo praia de Bandeira Azul, situada a cerca de 10 Km da vila de Aljezur, é praia ideal para famílias visto proporcionar um areal considerável e possuir infraestruturas de apoio. A descida para a praia proporciona uma vista panorâmica muita a bonita.



Praia de Vale Figueiras com um extenso areal e ainda pouco frequentada, a praia de Vale Figueiras situa-se a sul da vila de Aljezur, perto das Alfambras (zona de povoamento disperso).

 Foto: www.panoramio.com_Martina und Martin

Praia do Amado Considerada uma das melhores praias portuguesas para o surf Body Board, a Praia do Amado é procurada por praticantes de toda a Europa, sendo muitas vezes palco de provas de competições internacionais. Existem escolas de surf, para quem deseja começar a aprender esta modalidade.

Foto: wikipedia_Filipe Rocha

Praia da Bordeira Apesar de ficar próximo da Carrapateira, é designada por Praia da Bordeira, devido à ribeira que desagua no topo sul do extenso areal. Pouco frequentada, é uma praia tranquila que convida a umas férias repousantes. Por vezes chega a formar-se uma lagoa entre a praia e o estradão alcatroado, onde crianças podem brincar livremente.


Foto: net

Praia da Arrifana A praia de Bandeira Azul da Arrifana, estende-se por um areal com mais de meio quilómetro de extensão. Forma uma espécie de pequena baía, sendo por isso a menos batida pela rebentação das ondas. No topo sul existe uma rocha vertical no meio do mar, a fazer lembrar uma estátua gigantesca. Fora da época balnear é muito procurada pelos surfistas e praticantes de Body Board. Junto ao que resta das ruínas da Fortaleza da Arrifana, construída pelos árabes, poderá desfrutar de uma das mais belas panorâmicas da Costa Vicentina.



Onde Dormir
Esta vasta zona costeira, por ainda não estar muito explorada, não dispõe de muitas unidades hoteleiras. Existem parques de campismo, que são uma boa opção para conhecer todos encantos da Costa Vicentina. Como alternativa pode-se escolher o alojamento tradicional, tipo familiar. Há também muitos residentes que tem as suas casas preparadas para, na época de Verão, alugar quartos a visitantes.

Hotel Vale Da Telha



Albergaria Paisagem Oceano
Muxima - Montes Ferreiros , Montes Ferreiros, Aljezur
Casa Vicentina, Monte novo, Odeceixe
Quinta Pero Vicente, Pero Vicente, Rogil
Monte da Vilarinha, Carrapateira, Bordeira
Monte João Roupeiro, Odeceixe
Pousada da Juventude da Arrifana
Parque de Campismo do Serrão

Apartamentos:
http://www.classificados.pt/
http://www.villanao.pt/
http://www.homelidays.com/
http://www.iha.pt/
http://pt.anuncioo.com/
http://aljezur.olx.pt/
http://www.gabinohome.com/

Gastronomia

Com uma extensa faixa costeira, a gastronomia de Aljezur é rica em peixes e mariscos, de que são exemplos sargos, robalos, douradas e perceves. Oferece ainda pratos típicos da Serra Algarvia: as papas moiras, o feijão com batata doce, a galinha de molho, as papas com mexilhão, a couvada com carne de porco, a morcela de farinha ou o chouriço caseiro. A gastronomia do concelho completa-se com a doçaria regional, destacando-se os pastéis de batata doce, as filhós e os fritos.



Festas e Romarias
- A Feira da Filhó e dos Fritos de Aljezur, no primeiro trimestre do ano.
- A Feira da Terra, dedicada aos produtos locais, no primeiro Sábado de cada mês entre Junho e Outubro.
- Festa dos Pescadores, na Arrifana, no último fim-de-semana de Julho
- Festival de Folclore, no Rogil e as festas populares pelas freguesias, em Agosto - Festa em Honra de Nossa Senhora da Alva, padroeira de Aljezur, no primeiro fim-de-semana de Setembro.



Aljezur, têm muito para oferecer desde o sossego e beleza das paisagens da serra, a tranquilidade de uma vila muito bonita e as suas fantásticas praias de areia fina banhadas pelo Atlântico.

Vá visitar, Vale a pena.


Fontes e Fotos: Wikipedia; www.panoramio.com; www.geocaching.com; www.portugalnotabel.pt; www.turismodoalgarve.pt; Fotos pessoais; outros net




Sempre que viajamos seja física ou virtualmente (através por exemplo da leitura), alargamos os nossos horizontes, pois vamos conhecer novos locais, novos costumes, novas realidades e gentes. Aumentamos o nosso conhecimento e enriquecemos interiormente.

15 comentários:

  1. Lindo lugar. Lindas fotos.
    Obrigada pelas suas palavras no meu blog.
    Volte sempre.
    Beijos

    ResponderEliminar
  2. Na praia de Odeceixe pesquei belos robalos. Toda a costa alentejana é linda. Bom post o teu. Bj

    ResponderEliminar
  3. *
    cheira a Mar,
    o teu cantinho, belo !
    ,
    conchinhas,
    ,
    *

    ResponderEliminar
  4. Olá, belas fotografias...bela informação...Espectacular....
    Beijos

    ResponderEliminar
  5. menina quanta coisa linda ! fiquei assim sonhando acordada.. um dia ainda irei aí..podes crer.. beijão querida

    ResponderEliminar
  6. Maria,
    Eu amo viajar e aqui é um sonho, tudo tão lindo, com certeza virei outras vezes aqui. Um grande abraço!

    ResponderEliminar
  7. Bem que eu gostaria de um dia ter o privilégio de conhecer belos lugares como estes... adorei...
    Tenha uma Páscoa maravilhosa e Renovada!!!

    ResponderEliminar
  8. Olá Maria,
    Permita-me porfavor por lhe agradecer a forma como descreve Aljezur. Andava eu, nas minhas pesquisas pla net, afim de encontrar um sitio diferente onde pudesse passar ainda que poucos, mas bons dias, com a minha família, quando me surge o seu blogue. E, é que nele tinha tudo o que me seduzia para poder relaxar. Não conheço, mas vou certamente fazer um esforço para que aconteça. Procurei alojamento e descobri uma tal Albergaria Paisagem do Oceano e o Minotel Vale da Telha. Talvez se não for abuso da minha parte, me pudesse dar a sua opinião.
    Mais uma vez o meu muito obrigada e desejo-lhe as maiores felicidades.

    ResponderEliminar
  9. Maria,
    queira-me desculpar, pedi-lhe a sua opinião acerca dos alojamentos, contudo não lhe deixei contacto para que caso possa e queira, ma dar.
    Sou Lurdes Sacadura, de Lisboa, sou Auxiliar de Acção Educativa, tenho 50 anos, 2 filhos adolescentes e o meu mail é: lu_sacadura@hotmail.com
    Mais uma vez muito obrigada

    ResponderEliminar
  10. Obrigada, por mostrar um pouco daquilo que irei conhecer em breve.
    Adorei o Princepezinho, e em especial em frase que é de todo verdadeira.

    ResponderEliminar
  11. Cara Maria,
    Queria agradecer-lhe este blog tao bonito e as fotos e comentarios acerca de Alzejur. Eu moro na Holanda e parto hoje para umas ferias em Portugal das quais uma semana em Aljezur que eu nao conheco. Fiquei assim a saber mais e vou com certeza visitar os lugares que aconselha.
    Acho fantastico que disponha do seu tempo para partilhr estas impressoes com outros.

    Obrigada
    Maruska Guimaraes

    ResponderEliminar
  12. Ola!
    Sou apaixonada por Aljezur! Sempre fui! E agora que a minha filha tem quase 2 anos resolvemos casar nesta terra maravilhosa. Estou a tentar organizar a cerimonia na praia da Amoreira e estou indecisa entre a Taberna do Gabriel e o Paraiso do mar. Ja comi na taberna mas nao faco ideia como seria um casamento la. Queremos uma coisa simples mas com a fartura e alegria que so os Portugueses oferecem. O meu futuro marido e Frances e todos os nossos convidados vem de outras partes do mundo por isso quero EXIBIR o calor e a beleza do meu pais. Alguma sugestao sobre estes restaurantes?

    Muito obrigado!

    Sofia

    ResponderEliminar
  13. Sofia lamento muito mas não conheço nenhum dos restaurantes.
    Desejo-lhe as maiores felicidades e que tenha um dia fabuloso.
    Beijinhos
    Maria

    ResponderEliminar
  14. Hace más de 25 años llege un amanecer a la playa de Odeceixe. De entre la niebla, sobre la arena apareció una extraña figura, parecida al armazón de un barco naufragado. Era una escultura de madera hecha por un extranjero nos dijeron, pero nunca más he encontrado ninguna fotografia o información sobre ella.
    Me gustaria conocer algo más o una imagen.
    Gracias

    ResponderEliminar
  15. Respondendo a Anónimo
    Gostaria muito de ajudar, mas embora tenha pesquisado bastante na net também não encontrei nenhuma informação.
    Um abraço
    Maria

    ResponderEliminar

“Aqueles que passam por nós, não vão sós, não nos deixam sós. Deixam um pouco de si, levam um pouco de nós” (Antoine de Saint-Exupery).

Obrigado pela sua visita e pelo carinho que demonstrou, ao dispensar um pouco do seu tempo, deixando aqui no meu humilde cantinho, um pouco de si através da sua mensagem.