01/05/2010

Espanha – España – Spain


Por vezes não é possível viajar, as razões podem ser várias, falta de dinheiro, de saúde, idade avançada, enfim podem existir diferentes factores e motivos. No entanto, isso não deve ser impeditivo de conhecer novos locais e costumes, podemos viajar sem sair da nossa cadeira, vendo fotografias que nos transportam, se assim a nossa predisposição quiser, a lugares longínquos. Para todos os que gostam de viajar, nem que seja através da imaginação, vou passar a colocar no meu blog fotos e informações, que nos vão permitir conhecer um pouco mais outras terras e culturas.

Hoje vamos viajar até Espanha

Boa viagem!

A Espanha é um país de grande diversidade, tanto geográfica como cultural. É característica pela sua herança deixada através dos séculos pelos seus habitantes e conquistadores. As famosas pinturas em cavernas de Altamira (com mais de 13.000 anos), os templos, as estações de água de Moor, mesquitas e fortalezas, castelos medievais e catedrais, palácios barrocos, a arquitectura modernista de Gaudí ou os trabalhos de arte moderna localizados do museu Guggenheim de Bilbao, são algumas das marcas deixadas na Espanha.

Foto: 1ms.net


A Espanha ocupa a maior parte da península Ibérica. Limita-se ao norte com o golfo de Biscaia, a nordeste com a França e Andorra, a leste e a sul com o mar Mediterrâneo, a oeste com Portugal e o oceano Atlântico.



Foto: net


Os idiomas: espanhol 74%, catalão 17%, galego 7%, basco 2%.
A moeda é o euro.
O clima é temperado. Verões quentes no interior e moderados na costa. Invernos frios no interior e frescos na costa.
Tipo de Governo: democracia organizada sob a forma de um governo parlamentar sob uma monarquia constitucional.



Foto: Net

A bandeira
foi adoptada a 5 de Outubro de 1981 mediante a aprovação da Lei que estabeleceu a última versão do Escudo Nacional. Anteriormente, e a partir de 29 de Dezembro de 1978, com a entrada da Constituição, confirmou-se no próprio texto constitucional a utilização de um modelo oficial formado por três faixas horizontais, vermelha, amarela e vermelha, sendo a amarela de proporção duas vezes superior às vermelhas.

O Brasão O brasão de armas de Espanha é uma composição de seis brasões: Castela, Leão, Aragão, Navarra, Granada e os Bourbon. É acompanhado por duas colunas de prata, base e capitel a ouro, sobre ondas de azul e prata, superadas pela coroa imperial à direita e pela coroa real à esquerda, ambas em ouro e, rodeadas por uma fita vermelha com letras a ouro, à direita "Plus" e à esquerda "Ultra". As duas colunas represemtam os Pilares de Hércules, que são os promontórios (Gibraltar e Ceuta) dos dois lados do extremo oeste do estreito de Gibraltar. No topo, a Coroa Real de Aragão fechada, que é um círculo em ouro, cravado de pedras preciosas, e é forrada a vermelho.

A Gastronomia espanhola é composta de diferentes tipos de pratos devido à sua grande variedade geográfica, cultural e climática.
A paella é, sem dúvida, a mais conhecida e celebrada de todas as receitas espanholas. Tão reverenciados quanto a paella são as "Patatas a la importancia", os "Bolinhos natalinos de peru", as "Lulas recheadas" , o “gaspacho”, a “tortilha espanhola” e o "Arroz negro com lulas", especialidades comuns em todo o litoral Mediterrâneo. Assim como em muitos países da região mediterrânea, a cozinha espanhola utiliza muito azeite e alho.
As sobremesas, por sua vez, pedem considerações especiais, de salientar o "Toucinho do céu", as "Maçãs assadas", o "Arroz doce", o "Queijo ricota com mel e castanhas" e a famosíssima "Crema catalana".


A capital é Madrid
Madrid é uma cidade cosmopolita com muitos teatros, cinemas, casas de ópera e mais de 50 museus e galerias. Vale a pena visitar o Palácio Real e passear pela Puerta del Sol e pela Plaza Mayor com suas lojas, bares e pousadas.

Foto: http://hdw.datawallpaper.com/

A área verde mais importante de Madrid é o Parque Retiro, um lugar antigo, com os túmulos dos reis espanhóis. Entre suas atracções há o lago com barcos, o Jardim Botânico, e os festivais de verão. A oeste do centro da cidade fica a Casa de Campo, uma enorme área verde com piscinas.

Ao sul da cidade fica o Parque Biológico, um novo parque temático dedicado à biodiversidade, onde podem ser encontrados muitos pavilhões que recriam diferentes ecossistemas. 40km ao norte de Madrid fica El Escorial, onde se pode visitar o Mosteiro de São Lorenzo del Escorial, que inclui uma Igreja, o Palácio Real, um Mosteiro e uma famosa biblioteca.

 Foto: http://wallpaperswiki.org

Região Norte - Cantábria
Cantábria é uma comunidade autónoma monoprovincial localizada no norte de Espanha. É limitada a este pelo País Basco, a sul por Castela e Leão, a oeste pelo Principado de Astúrias e a norte pelo Golfo da Biscaia (também chamado de Mar Cantábrico). A sua capital é a cidade de Santander. É a região mais verde de toda a Espanha e a sua paisagem une praias banhadas pela Baía de Biscaia com montanhas.

Foto: http://gde-fon.com

Galiza
É uma comunidade das montanhas, com florestas de abetos e eucaliptos, lindas praias, penhascos, e pequenos rios, banhados pela baía de Biscaia e pelo oceano Atlântico. La Coruña (provavelmente fundada pelos fenícios) é a maior cidade da região, e sua característica mais marcante é a Cidade Veja. Na mesma provincia, fica Santiago de Compostela, sede do governo da Comunidade Independente da Galiza e visita obrigatória de peregrinação dos fieis católicos. 

Foto: wikipedia_Luis Miguel Bugallo Sánchez (Lmbuga)

Catalonia
A Catalonia combina as montanhas com o mar. Localiza-se no nordeste da Espanha e possui a segunda maior cidade do país, Barcelona, que compete em muitos aspectos com a capital espanhola e, algumas vezes, a supera. Foi a primeira região industrial do país e continua a manter a sua primazia. É também a região mais rica. Na Catalonia existem duas línguas oficiais: espanhol e catalão.
Barcelona é a principal cidade industrial e comercial da Espanha, além de ser um dos mais importantes portos do Mediterrâneo. Uma das áreas mais bonitas da cidade é o bairro gótico. Não se pode deixar de caminhar pelas Ramblas, a via principal dos pedestres, que termina no mar, e também vale a pena conhecer o bairro de Grace. Entre os pontos mais visitados da cidade está o Palácio Episcopal, a Palácio do Generalitat. Porém existe algo absolutamente exclusivo em Barcelona, os trabalhos arquitectónicos de Antonio Gaudí: a Igreja da Sagrada Família, a Casa Battlló, a Casa Milá e o Parque Güell. 

 Foto: 1ms.net

Costa Brava, chamada assim pelo litoral rústico, fica 65km ao noroeste de Barcelona. Os lugares mais interessantes são Tossa del Mar (relativamente pouco explorada), e Loret del Mar.


Foto: 1ms.net


A Costa Dourada estende-se de Barcelona até Tarragona e é repleta de belas praias de areia branca. As cidades mais interessantes para se visitar são: Sitges, Mont Blanc, Tarragona, Manresa, Salou e o famoso Mosteiro de Monstserrat, onde fica a Virgem Negra de Monstserrat.


Foto:http://www.1zoom.net


Andaluzia
Andaluzia fica no extremo sul da Espanha. É a região com mais monumentos, exemplos da arquitectura e influência cultural dos árabes, que dominaram a região até o final do século XV. A sua paisagem combina montanhas, praias, campos de oliveiras, laranjeiras e limoeiros e vinhedos. A capital é Sevilha, uma das principais cidades da Espanha, e cidade natal de lendas como Don Juan, Carmem, e o lugar onde está enterrado Cristóvão Colombo. Entre os monumentos da cidade destaca-se a catedral gótica a Giralda, a Alcazar (antiga fortaleza do reino árabe) e a Torre de Ouro.


 Foto: http://gde-fon.com


As suas festas são conhecidas mundialmente, entre as quais se destaca, das celebrações religiosas, a Páscoa e a das pagãs, a Feira de Abril, onde as mulheres de Sevilha usam as suas melhores roupas e à noite todos comem, bebem e dançam as sevilhanas nas casas iluminadas especialmente para a ocasião.



Foto: net


Granada é a cidade com os melhores monumentos deixados pelos árabes na Espanha: Alhambra, o palácio fortificado dos reis árabes, cercado pelos belíssimos jardins de Generalife. Na cidade destaca-se a parte antiga: o Albarracín, com as suas ruas estreitas e sinuosas, e as Cavernas Sacromonte. A cerca de mais ou menos 30km da cidade fica Sierra Nevada, com os parques mais altos da península, como o Pico Valeta de 3.400 metros de altura. 


Foto: wikipedia_David Adamson

A Costa do Sol estende-se por praticamente todo o litoral mediterrâneo de Andaluzia. A cidade principal da região é Málaga, a alguns quilómetros das cidades mais turísticas da região: Marbella e Torremolinos.

A Costa de la Luz é um lugar privilegiado que se estende pela costa Atlântica das províncias de Cádiz e de Huelva, mais concretamente, desde Ayamonte até à cidade de Tarifa. Cadiz, é uma das cidades mais encantadoras da Espanha e uma das mais antigas da península: foi fundada pelos fenícios. Na província de Huelva vale a pena visitar a cidade de El Rocío, famosa pela peregrinação da Virgen del Rocio; a Gruta das Maravilhas em Aracena e o Parque Nacional de Coto de Doñana.

Valência
Na cidade de Valência durante a semana de 12 a 19 de Março são celebradas as Fallas, uma das festas mais incríveis da Espanha. Durante ela, a cidade fica replete de enormes bonecos de papelão, que são queimados no dia 19 (la cremá).

 Foto: gde-fon.com

Castela e Leão
As províncias que compõem a comunidade autónoma de Castela e Leão são: Ávila, Burgos, Leão, Palência, Salamanca, Segóvia, Sória, Valladolid e Zamora. Ávila é a cidade mais alta da Espanha. Possui os Muros Medievais melhor conservados de toda Europa, merece também uma visita o Convento de Santa Teresa de Jesus. Em Segovia, são de salientar: o Aqueduto Romano, os jardins do Palácio de La Granja de San Ildefonso, o Alcázar de Segovia (castelo de Segovia).

 Foto:http://hdwallpapersfactory.com/


Valladolid é a capital e a cidade mais importante da Comunidade Independente de Castela e Leon. É famosa pelos seus Jardins e pela Festa dos Maiorais, celebrada em Setembro. É imprescindível uma visita à catedral de Leon para contemplar os seus famosos vitrais.

Navarra e Aragón
Antes, reinos medievais ibéricos, hoje são comunidades independentes localizadas no noroeste da península. Pamplona, que foi, em uma época, capital do Reino Navarra, é famosa pelas festas do santo padroeiro, celebrada em homenagem a San Fermin, na primeira semana de Julho.

A capital de Aragón é Saragosa, que também é famosa pela festa do santo padroeiro, neste caso, em homenagem a Nossa Srª do Pilar, celebrado em 12 de Outubro de cada ano.

Ilhas Canárias
As Ilhas Canárias possuem uma natureza única, com paisagens vulcânicas, praias de areia escura, espécies vegetais locais, florestas de pinheiro amarelo e laurisilva, um tipo de vegetação muito verde e folhada que existe apenas em algumas ilhas atlânticas. O arquipélago das Canárias, é constituído por sete ilhas principais, divididas em duas províncias, e várias pequenas ilhas e ilhéus costeiros.

Castela - La Mancha
Esta região fica na parte central da Espanha, entre Madrid e Andaluzia. É composta pelas províncias de Toledo, Cidade Real, Cuenca, Guadalajara e Albacete. A capital de Castela-La Mancha é Toledo.


 Foto: http://hdw.eweb4.com


Cidade Real é a cidade mais importante da região de La Mancha, e é cenário do primeiro romance moderno: Don Quixote de la Mancha, de Miguel Cervantes. Outras cidades importantes de La Mancha são: Campo de Criptana, Cuenca, famosa pelas Casas Penduradas e pelo Museu de Arte Abstrata.

Badajoz

Em Badajoz estão as cidades de Albuquerque, Medellín e Mérida, uma cidade com mais de 2.000 anos. Foi fundada pelos romanos, que a usavam como cidade de férias. Actualmente conserva, em estado excelente, um Teatro e Anfiteatro Romano, um Coliseu e muitas casas e templos.

 Foto: wikipedia_Icorbacho

A Espanha é geograficamente um país muito variado. Tanto possui grandes extensões de praia ao longo de toda a costa, como tem enormes montanhas cobertas de neve, nas regiões interiores. É um país encantador que merece sem sombra de dúvida uma visita.

Fontes e Fotos : “Wikipédia”, “Europa Viagem”, “Manualdoturista”, "Tourspain"; "Travelspain"; 1ms.net; http://hdw.datawallpaper.com/; http://wallpaperswiki.org; http://hdwallpapersfactory.com/; http://hdw.eweb4.com; outros.


* Fotos: Net
As fotografias sem indicação dos autores é porque não os consegui identificar. Se forem suas, por favor queiram contactar-me que colocarei imediatamente o seu nome, ou retiro-as se for esse o seu desejo. Não é de maneira nenhuma minha intenção quebrar direitos de autor.

Photographs without the authors’ names are because I could not identify them. If they are yours, please contact me and I will put immediately your name, or remove them, if that is your wish. It is not my intention to break authors rights.

6 comentários:

  1. Este blog é digno de um oscar. E não é nenhum exagero, não!
    Imagens lindas, textos impecáveis, muito bom gosto!
    Parabéns!!!!
    Bjkas, muitas!

    ResponderEliminar
  2. Blog lindo, cheio de recordações para mim em se tratando de Espanha.
    beijos
    Léah

    ResponderEliminar
  3. Obrigado amigos pelas vossas doces mensagens.

    bjs do tamanho do infinito
    Maria

    ResponderEliminar
  4. Parabéns pelo Blog. Aqui fiquei conhecendo um pouco da Espanha. Obrigada pela visita em meu Blog. Volte sempre.
    Beijos!

    ResponderEliminar
  5. imagens lindíssimas........bela postagem.
    Amei conhecer um pouco da Espanha que sempre me encantou....Beijos.

    Feliz semana!! M@ria

    ResponderEliminar
  6. Olá Maria!
    Simplesmente bela esta postagem,de fotos e informação sobre as mesmas...Parabéns!!!Gostei!!!
    Obrigado pela visita e comentário.

    Beijinhos de carinho e amizade,
    Lourenço

    ResponderEliminar

“Aqueles que passam por nós, não vão sós, não nos deixam sós. Deixam um pouco de si, levam um pouco de nós” (Antoine de Saint-Exupery).

Obrigado pela sua visita e pelo carinho que demonstrou, ao dispensar um pouco do seu tempo, deixando aqui no meu humilde cantinho, um pouco de si através da sua mensagem.



Publicação em destaque

A Noite nas minhas Viagens

Luzes da Noite pelo mundo fora ... A noite em Macau No Japão Dubai ...