terça-feira, 29 de março de 2011

Ponte de Lima - Uma Vila Maravilhosa


Ponte de Lima é uma vila lindíssima, onde eu costumava passar férias quando a minha filha era pequenina. Ficou sempre no meu coração pelo verde da região, pela tranquilidade que nos envolvia, pelo seu património, enfim, por todo o encanto que ela encerra.

Foto: Trekearth_ Armando Loureço_Aofl

Fica situada na região do Minho no Distrito de Viana do Castelo. É caracterizada pela sua arquitectura medieval e pela área envolvente, banhada pelo Rio Lima. O município é limitado a norte pelo município de Paredes de Coura, a leste por Arcos de Valdevez e Ponte da Barca, a sueste por Vila Verde, a sul por Barcelos, a oeste por Viana do Castelo e Caminha e a noroeste por Vila Nova de Cerveira.




Recebeu foral de Dona Teresa em 4 de Março de 1125, sendo a vila mais antiga de Portugal. No século XIV, D. Pedro I, devido à sua posição estratégica mandou construir à sua volta uma muralha, pelo que o resultado final foi o de um burgo medieval cercado de muralhas e nove torres, das quais ainda restam duas, vários vestígios das restantes e de toda a estrutura defensiva de então, fazendo-se o acesso à vila através de seis portas.


Foto:Jose Ferreira_OLHARES

Ponte de Lima deve o seu nome à velha ponte sobre o rio Lima que dá acesso à vila. Com dois troços distintos, um romano (provavelmente construído no séc I, para por ela passar a via iniciada pelo Imperador Augusto) e outro medieval, tem 27 arcos. A ponte romana, com sete arcos, encontra-se parcialmente encoberta pelo maciço onde se situa a Igreja de Santo António da Torre Velha. A ponte medieval tem 17 arcos, com dois deles soterrados.


Foto: wikipedia_Osvaldo Gago

A torre medieval junto da margem é uma das duas que resta das antigas muralhas. Na margem oposta, recorta-se o alpendre da capela do Anjo da Guarda, uma pequena capela barroca datada do século XVIII.


Foto: wikipedia_David Machado


A visitar:
■ Igreja de Santo António da Torre Velha
Resultante da reformulação da antiga ermida no século XIX, consagrada à Nª Senhora do Carmo, recebeu esta designação devido à torre do reduto medieval, que coexistiu com a igreja até meados do séc. XIX. A torre destaca-se pelas suas gárgulas.


Foto: Foto: wikipedia_Xauxa


■ Jardim Temático do Arnado
Este jardim nasceu da ideia de criar um jardim no qual se pudesse viajar através da história da arte dos jardins. Reutilizando-se as estruturas pré-existentes da exploração agrícola, foram criados jardins característicos de diversas épocas, bem como plantações com sentido pedagógico, sendo constituído um verdadeiro horto botânico, que inclui uma grande estufa. A vinha, o espigueiro e o museu rural representam a cultura rural.




■ Praça de Camões
A praça mais marcante da vila, tem no seu centro um chafariz setecentista, que ostenta as armas da vila. A praça estende-se na direcção do rio, até à ponte.


Foto:http://www.cm-pontedelima.pt

■ Igreja Matriz
A Igreja Matriz ou Igreja Paroquial de Santa Maria dos Anjos, datada da primeira metade do século XV. Ao longo dos séculos sofreu várias transformações e ampliações, possuindo assim vários estilos - românico, gótico e neoclássico, de que é exemplo o portal gótico encimado por uma rosácea do séc. XVIII.

Foto: Wikipedia_Bruno Esteves


■ Igreja da Misericórdia de Ponte de Lima
Frente-a-frente com a Igreja Matriz de Ponte de Lima, foi construída no século XV, e foi completamente reconstruída no século XVIII. A capela-mor, edificada em 1638, possui abóbada de pedra, em caixotões. De salientar o retábulo, as pinturas e frontal do altar representado o Milagre da Multiplicação dos Pães.


Foto: wikipedia_Carlos Luis M C da Cruz

■ Solar de Bertiandos
Importante solar composto por uma torre quinhentista, a qual se juntou, no início do século XVIII, uma construção de dois pisos e em meados do mesmo século outro edifício ladeado por duas torres. A ligação faz-se através de uma escadaria e pela torre. O interior demonstra o gosto setecentista e apresenta uma rica livraria.


Foto: Net


■ Museu dos Terceiros
Situado no edifício do Antigo Convento dos Frades Menores da Província da Conceição e na Igreja da Ordem Terceira, sacristia, sala consistorial e seus anexos, é um dos mais notáveis museus de Ponte de Lima e do Minho. Foi criado em 1974, e as suas colecções incluem um importante conjunto de estatuária religiosa, azulejos, pinturas e alfaias litúrgicas.


Foto: wikipedia_Xaucha

Onde Dormir:
Casa do Tamanqueiro – Turismo de Habitação (Adorei)
Casa do Outeiro - Turismo de Habitação
Casa da Gaiba - Turismo de Habitação
InLima Hotel & Spa
Pousada da Juventude de Ponte de Lima

Apartamentos:
http://www.classificados.pt/
http://pt.anuncioo.com/
http://www.homelidays.com/
http://www.bigcasa.pt/
http://portugal.gabinohome.com/
http://www.atalho.com/
http://www.solaresdeportugal.pt/PT/

Gastronomia
O prato de maior destaque é o arroz de sarrabulho com rojões - um prato delicioso, com vários temperos, e cheio de tradição. O porco é uma das ingredientes principais da cozinha da região, sendo essencial em pratos como a "perna de porco à Clara Penha", as belouras, o chouriço de verde, as farinhotas. Outro ingrediente muito apreciado na cozinha da vila é a lampreia. Pode ser cozinhado de diversas formas, mas as mais conhecidas são o Arroz de Lampreia e a Lampreia à Bordaleza. Também em doces a gastronomia da região é muito rica, sendo o mais famoso o leite-creme queimado.




Festas e Romarias
A não perder a tradicional feira quinzenal às segundas-feiras, realizada desde 1125 na margem esquerda do rio, onde se podem encontrar bordados em linho ou trabalhos em vime e madeira, entre outros produtos do artesanato local.

Em Setembro, há ainda as «Feiras Novas», celebradas também desde o século XII e com muita animação, música, folclore, fogo de artifício e coloridas procissões em honra de Nossa Senhora das Dores.


Foto:Francisco Bernardo_OLHARES

Uma Vila encantadora rodeada de verde e tradição, que associada à simpatia das suas gentes cativa quem a visita ficando sempre a vontade de voltar.

Foto:Noemia Dias_OLHARES

Vá visitar, Vale a pena.

Fontes e Fotos : Wikipedia; //www.rotasturisticas.com/; http://www.cm-pontedelima.pt/; http://www.visitportugal.com/; http://www.guiadacidade.pt/; http://www.solaresdeportugal.pt/; http://www.cm-pontedelima.pt; OLHARES e outras net


Foto:Fernando_OLHARES

Sempre que viajamos seja física ou virtualmente (através por exemplo da leitura), alargamos os nossos horizontes, pois vamos conhecer novos locais, novos costumes, novas realidades e gentes. Aumentamos o nosso conhecimento e enriquecemos interiormente.

3 comentários:

  1. fiquei com uma enorme vontade de visitar! :) Portugal é lindo!

    ResponderEliminar
  2. Sempre nos encantando, amiga! É bom demais te visitar!
    Beijos!

    ResponderEliminar

“Aqueles que passam por nós, não vão sós, não nos deixam sós. Deixam um pouco de si, levam um pouco de nós” (Antoine de Saint-Exupery).

Obrigado pela sua visita e pelo carinho que demonstrou, ao dispensar um pouco do seu tempo, deixando aqui no meu humilde cantinho, um pouco de si através da sua mensagem.