04/11/2011

Parque Nacional Montanhas do Tumucumaque

´

Hoje vamos divagar pelo Parque Nacional Montanhas do Tumucumaque, na floresta amazônica. É o maior parque nacional do Brasil e a maior reserva de conservação de Floresta Tropical do Mundo.


Foto: http://www.altaventura.com.br

Localiza-se na região noroeste do Estado do Amapá, ao longo da fronteira internacional do Brasil com a Guiana Francesa, Suriname abrangendo e uma porção estreita do Estados do Pará acompanhando a margem direita do rio Jari.


Foto: http://hdw.eweb4.com

A região abriga as nascentes de todos os principais rios do Amapá, com destaque para o Oiapoque, o Jari, e o Araguari.   O parque preserva ecossistemas naturais de grande relevância ecológica e de extraordinária beleza.


Foto: Net

São de grande beleza as cascatas que se formam ao longo dos cursos dos rios. O Araguari tem 36 cachoeiras ao todo. Ao longo do curso do rio Jari formam-se também várias cascatas como a do Cumarí, Inajá, Guaribas, do Rebojo, do Desespero e de Santo Antonio com 785 km de extensão.


Foto: http://4time2fun.com

O parque possui uma área de 3.867.000 há. Está situado na unidade de relevo das Depressões da Amazónia Setentrional com porções dos Planaltos Residuais do Norte da Amazónia, o seu relevo é plano, sendo a característica mais marcante no relevo da região a presença de formações geológicas graníticas, conhecidas como Pão de açúcar que emergem do meio da mata densa proporcionando paisagens de elevada beleza cénica.


Foto: http://www.portalamazonia.com.br

Existem três blocos destas montanhas rochosas na região: a Serra Lombarda (porção leste da UC), a Serra Uassipein (na porção central) e a Serra Tumucumaque (a oeste, na fronteira entre Brasil, Guiana Francesa e Suriname).

Abriga várias espécies endêmicas da flora e fauna.

Foto: http://www.wwf.org.br

Nos morros do tipo pão de açúcar, a vegetação é esparsa, com predominância de bromeliáceas e cactáceas. Na parte centro-norte do parque a floresta é de alto porte e cobertura uniforme, com núcleos esparsos de árvores emergentes. As espécies que mais se destacam são maçaranduba, maparajuba, cupiúba, jarana, mandioqueira, louros, acapu, acariquara, matamatás, faveiras, abioranas, tauari e tachi.

No Parque Nacional Montanhas do Tumucumaque existem florestas primárias intocadas.

Foto: turismo.culturamix_foto de Zig Koch

Tem uma fauna riquíssima que vai desde espécies espectaculares de mamíferos, como os grandes carnívoros (a onça e a sussuarana) e primatas raros (cuxiu), cujas populações estão bastante reduzidas em outras regiões até as araras, marianinhas, jacus, beija-flores multicoloridos, como o beija-flor-brilho-de-fogo e grandes pássaros frugívoros da copa da floresta, tais como o anambé-militar, o pássaro-boi e o gainambé.


Foto: http://www.worldwildlife.org

Sobrevoando o parque visualiza-se o extenso e verdejante tapete de copas de árvores, entrecortado aqui e ali pelos rios que correm na mata, levando vida ao longo do seu percurso e tornando este local .


Foto: http://www.portalamazonia.com.br

Tumucumaque ainda não possui infra-estruturas. As cidades de apoio são: Pedra Branca, Serra do Navio, Laranjal do Jarí, Oiapoque e Calçoene, todas possuem meios de hospedagem e restaurantes.

Fontes e Fotos: Wikipedia; www.portalsaofrancisco/; http://ecoviagem.uol.com.br/; http://4time2fun.com; http://www.portalamazonia.com.br; http://www.altaventura.com.br; http://www.worldwildlife.org; http://hdw.eweb4.com; outros Net.


* Fotos: Net
As fotografias sem indicação dos autores é porque não os consegui identificar. Se forem suas, por favor queiram contactar-me que colocarei imediatamente o seu nome, ou retiro-as se for esse o seu desejo. Não é de maneira nenhuma minha intenção quebrar direitos de autor.

Photographs without the authors’ names are because I could not identify them. If they are yours, please contact me and I will put immediately your name, or remove them, if that is your wish. It is not my intention to break authors rights.

Viajar é alargar os nossos horizontes, é conhecer novas culturas, novos locais, paraísos perdidos que nos fascinam e encantam e se não o podemos fazer fisicamente, podemos sempre fazê-lo através da fotografia e da leitura, essa será a nossa viajem virtual!

7 comentários:

  1. Esta sim foi uma viagem de sonho que acabei de fazer!
    A beleza e a grandiosidade das imagens deixam-nos simplesmente sem fôlego!
    Um bom fim de semana

    ResponderEliminar
  2. Os olhos, ao absorverem toda a beleza, como aqui nos mostra, fazem-nos esquecer tudo o que se esconde e ocasiona tanta beleza......;daí....a
    importância destas viagens virtuais que nos proporciona....
    Beijo

    ResponderEliminar
  3. Oá Querida amiga Maria. Que maravilha essas imagens. Conhecer sempre mais um pouco da nossa amazônia, obrigada amiga por tanto carinho e amor a natureza. Tenha um lindo dia de domingo e todo carinho dessa sua amiga virtual que muito a estima. Bjos!

    ResponderEliminar
  4. Obrigado, Maria, pelas palavras no meu blogue. Será sempre bem-vinda. A porta está só encostada, nem precisa bater. É só empurrar e... entrar.
    Depois de ver estas imagens magníficas, apetece-me dizer:
    "Oxalá encontre as pequenas veredas resplandecentes, com o canto dos pássaros, de sebes em flor, que os outros nunca vêem...

    joão

    ResponderEliminar
  5. Maria, como eu gostaria de poder viajar, mas só se for pela internet como estou fazendo agora,graças a pessoas maravilhosas como você,e eu estou sempre bisbilhotando o seu site. obrigado.Carlos.

    ResponderEliminar
  6. A natureza sempre nos surpreende ante maravilhas como esta.Ainda não tive a oportunidade de vê-la de perto, mas tua apresentação me deixou de olhos arregalados com tanta beleza.
    Obrigada, Maria.
    Bjos,
    Calu

    ResponderEliminar
  7. Oi, Maria, viajar com você é uma delícia... Fiquei conhecendo coisas, do meu país, que nem sabia... rssss
    Um beijo..

    ResponderEliminar

“Aqueles que passam por nós, não vão sós, não nos deixam sós. Deixam um pouco de si, levam um pouco de nós” (Antoine de Saint-Exupery).

Obrigado pela sua visita e pelo carinho que demonstrou, ao dispensar um pouco do seu tempo, deixando aqui no meu humilde cantinho, um pouco de si através da sua mensagem.



Publicação em destaque

A Noite nas minhas Viagens

Luzes da Noite pelo mundo fora ... A noite em Macau No Japão Dubai ...