segunda-feira, 12 de março de 2012

Património da Humanidade na Russia


Hoje vamos divagar até à Russia para conhecer alguns dos locais de importância cultural ou natural, que foram classificados pela UNESCO como Património da Humanidade.


Catedral de St. Nicholas em St Petersburg


Florestas Virgens de Komi
As Florestas Virgens de Komi são florestas no norte dos Montes Urais classificadas pela UNESCO como Património da Humanidade. Ficam na República Autónoma dos Komi, Rússia. Com 32.800 km² formam a maior floresta virgem da Europa.

Foto: http://www.skyscrapercity.com_Gostavoit

Centro Histórico da Cidade de Yaroslavl
Situada na confluência dos rios Volga e Kotorosl e a cerca de 250 km a nordeste de Moscovo, a cidade histórica de Yaroslavl tornou-se um importante centro comercial logo a partir do século XI. São famosas as suas numerosas igrejas seiscentistas.

Foto: wikipedia: Author Ghirlandajo

Foto: wikipedia: Author Ghirlandajo


Kizhi
Kizhi é uma ilha russa situada no Lago Onega da divisão federal de República da Carélia. Possui duas pequenas aldeias de agricultores, e mede cerca de 7 km de comprimento e 500 m de largura. É cercada por outras 5.000 ilhas sendo algumas muito pequenas (chamadas Skerries), e outras muito grandes, com mais de 35 km de comprimento. O acesso à ilha se dá pela travessia do lago a partir de Petrozavodsk (capital da República da Carélia), em numerosas viagens durante os dias de verão, por navios de cruzeiro, por via aérea (helicóptero) e também através da neve (no inverno).

Foto: wikipedia_Author MatthiasKabel

Foto: Wikipedia_Laban66

Lago Baikal
O lago Baikal é um lago no sul da Sibéria, Rússia, entre Oblast de Irkutsk no noroeste e Buryatia no sudeste, perto de Irkutsk. Com 636 km de comprimento e 80 km de largura, é o maior lago de água doce da Ásia, o maior em volume de água do mundo, o mais antigo (25 milhões de anos) e o mais profundo da terra, com 1680 metros de profundidade.


Foto: wikipedia_author Berkas

Complexo Arquitectónico e Histórico do Kremlin de Kazan
O Complexo Arquitectónico e Histórico do Kremlin de Kazan é a cidadela histórica principal do Tartaristão, situa-se na cidade de Kazan, e foi construído no reinado de Ivan, o Terrível por cima das ruínas do castelo anterior. O Kremlin de Kazan foi declarado Património Mundial pela UNESCO em 2000 e combina harmoniosamente elementos da Igreja Ortodoxa Oriental e da cultura Islâmica.


Foto: wikipedia_Author Marco Markovich

As ilhas Solovetsky
São um arquipélago no golfo de Onega, mar Branco, norte da Rússia, que integram o óblast de Arcangel como distrito de Solovetsky. O arquipélago das Solovetsky tem sido habitado desde o século V a.C. Foi um lugar de grande atividade monástica desde o século XV, com várias igrejas que datam dos séculos XVI a XIX. «O conjunto histórico e cultural das ilhas Solovetsky» foi declarado património da Humanidade pela UNESCO en 1992.


Foto: Net

Kremlin de Moscovo e Praça Vermelha
O Kremlin e a Praça Vermelha são o centro político e religioso da Rússia e fazem parte do Património Mundial da UNESCO. Habitualmente conhecido apenas como Kremlin é uma fortaleza situada no centro da cidade e que serve de sede do governo da Rússia. Foi construído entre os séculos XIV e XVII. Ocupa cerca de 30 hectares e contém vários monumentos no seu interior. A muralha do Kremlin contém 20 torres, das quais a principal é a Torre do Salvador (ou Torre Spasskaya).


Foto:http://www.vistavoyages.fr

Foto: http://travelsurround.com/


Convento Novodevichy
No sudoeste de Moscovo, construído nos séculos XVI e XVII no chamado estilo barroco Moscou, era parte de uma cadeia de conjuntos monásticos que foram integradas no sistema de defesa da cidade. O convento foi diretamente associada à história política, cultural e religioso da Rússia, e intimamente ligado ao Kremlin de Moscovo. Foi usado por mulheres da família do czar e da aristocracia. Membros da família do czar e comitiva também foram sepultados em seu cemitério. O convento é um exemplo das mais altas conquistas da arquitetura russa com os ricos interiores e uma importante coleção de pinturas e artefatos.


Foto: wikipedia_Author Anne-Laure PERETTI

Derbent
A Cidadela Antiga cidade e Fortaleza de Derbent faziam parte das linhas do norte do Império Persa Sassânida, que se estendeu a leste e a oeste do Mar Cáspio. A fortificação foi construída em pedra. Consistia de duas paredes paralelas que formaram uma barreira do beira-mar até a montanha. A cidade de Derbent foi construída entre os dois muros, e reteve parte do seu tecido medieval.


Foto: wikipedia: Author Ghirlandajo


Conjunto arquitetónico da Trindade Sergius Lavra
Mosteiro ortodoxo de trabalho, com características militares, típicas do século XV ao XVIII. A igreja principal da Lavra, a Catedral da Assunção (ecoando o Kremlin Catedral do mesmo nome), contém o túmulo de Boris Godunov. Entre os tesouros do Lavra é o famoso ícone, A Trindade, por Andrei Rublev.

Foto: wikipedia_Author EugeneZelenko's brother Alex Zelenko

Os Monumentos brancos de Vladimir e Suzdal
Na região central da Rússia ocupam um lugar importante na história da arquitetura do país. O património engloba oito monumentos medievais de pedra calcária de Zalesye. De salientar a Igreja Colegiada de São Demétrio e a Catedral da Assunção da Virgem.


Foto: wikipedia_Voevoda

Montanhas Douradas do Altai
As montanhas de Altai, no sul da Sibéria formam a cordilheira principal na região da Sibéria ocidental biogeográfica e fornecem a fonte dos seus maiores rios - o Ob e o Irtysh. Três áreas distintas estão inscritas: Altaisky Zapovednik e uma zona tampão ao redor do Lago Teletskoye; Katunsky Zapovednik e uma zona tampão ao redor do Monte Belukha; e a sossegada Zona Ukok no Planalto Ukok. A área total abrange 1.611.457 ha. A região representa a mais completa sequência de zonas de vegetação de altitude na região central da Sibéria, de vegetação de estepe, estepe subalpine floresta, floresta mista, a vegetação alpina. O também um importante habitat  para espécies ameaçadas, como o leopardo da neve.


Foto: wikipedia_Author Stefan Kuhn 


Centro Histórico de São Petersburgo e os seus Monumentos
A "Veneza do Norte", com seus inúmeros canais e mais de 400 pontes, é o resultado de um vasto projecto urbano começou em 1703 sob Pedro o Grande. Mais tarde conhecida como Leningrado (na ex-URSS), a cidade está intimamente associada com a Revolução de Outubro. O seu património arquitectónico concilia os diferentes estilos barroco e neoclássico puro, como pode ser visto no Almirantado, o Palácio de Inverno, o Palácio de Mármore e do Hermitage.


Foto: wikipedia_Author Stefan Kuhn

Foto: wikipedia_Michael

Novgorod
Situado na antiga rota de comércio entre a Ásia Central e norte da Europa, Novgorod foi a primeira capital da Rússia no século IX. Cercado por igrejas e mosteiros, era um centro de espiritualidade ortodoxa, bem como arquitetura russa. Os seus monumentos medievais e os frescos do século XIV de Teófanes o Grego (professor Andrei Rublev) ilustram o desenvolvimento de sua arquitetura marcante e criatividade cultural.

Catedral de Stª Sophia
Foto: wikipedia_Clement Mizzi

Mosteiro de S. Jorge
Foto: www.panoramio.com_Nikita

Mosteiro Ferapontov
Na região de Vologda, no norte da Rússia, é um exemplo excepcionalmente bem preservado de um complexo Mosteiro Ortodoxo Russo dos séculos XV a XVII, um período de grande importância no desenvolvimento do estado unificado da Rússia e de sua cultura. A arquitetura do mosteiro é excelente na sua inventividade e pureza. O interior é adornado pelas magníficas pinturas murais de Dionisy, o maior artista russo do final do século XV.


Fotos: Panoramio_Andrey Bogdanov

Fontes e Fotos: Wikipedia; http://www.ask.com/wiki/List_of_World_Heritage_Sites_in_Russia; http://www.skyscrapercity.com; http://www.vistavoyages.fr;  http://travelsurround.com/; outros.


* Fotos: Net
As fotografias sem indicação dos autores é porque não os consegui identificar. Se forem suas, por favor queiram contactar-me que colocarei imediatamente o seu nome, ou retiro-as se for esse o seu desejo. Não é de maneira nenhuma minha intenção quebrar direitos de autor.

Photographs without the authors’ names are because I could not identify them. If they are yours, please contact me and I will put immediately your name, or remove them, if that is your wish. It is not my intention to break authors rights.

Viajar é alargar os nossos horizontes, é conhecer novas culturas, novos locais, paraísos perdidos que nos fascinam e encantam e se não o podemos fazer fisicamente, podemos sempre fazê-lo através da fotografia e da leitura, essa será a nossa viajem virtual!

10 comentários:

  1. Oi, Maria...

    Que rica sua postagem...!!! Eu não conheço quase nada do mundo, mas por aqui tenho algumas sensações boas: a de que o nosso planeta guarda uma infinidade de paraísos naturais incríveis e outros feitos pela ação humana que tb são geniais e que me sinto numa viagem surreal pelo mundo...! Tenho um amigo que mora na Rússia, fiquei impressionada c/ as fotos.

    Parabéns... tá lindo o blog!

    Bjs e uma ótima semana p/ ti.

    ResponderEliminar
  2. Lindo, lindo, lindo !!!
    Adoro as construções russas, com suas formas diferentes e muito trabalhadas.
    A Natureza também é bela, verdadeiro presente de Deus para os homens de todos os cantos da terra.

    Beijo

    ResponderEliminar
  3. Querida amiga.

    Contemplar a Rússia,
    é perguntar a vida,
    como pode existir tanta beleza.

    Dias de alegria
    para ti.

    ResponderEliminar
  4. Ola Tudo bem?
    Passei para lhe agradecer a visita e lhe desejar um feliz Final de Semana.

    Gosto de gente Gente que ama e curte saudades, gosta de amigos, cultiva flores, ama animais.
    Admira paisagens, poesia e mares.

    Gente que tem tempo para sorrir bondade, semear perdão, repartir ternuras,
    compartilhar vivências e dar espaço para emoções dentro de si,
    emoções que fluem naturalmente dentro de seu ser.
    Um grande abraço,
    Carinhosamente,
    Sandra

    ResponderEliminar
  5. Olá, Maria. Que maravilha conhecer a Rusia através da vc... È uma bela viagem nesses lugares maravilhosos. Obrigada amiga pela partilha! Desculpe a falta! Estou tendo problemas de conexção. Muito amor sempre e paz no seu coração. Bjos!

    ResponderEliminar
  6. Lindíssimas imagens numa viagem que encanta.

    Beijo.

    ResponderEliminar
  7. Todas essas imagens me enkantaram,
    não saberia dizer qual a mais linda!
    boa semana!

    abraços

    ResponderEliminar
  8. Maria, agradecida pela visita e a continuação de uma ótima semana.
    As fotos são um espetáculo!!!
    Abraço
    Nélia

    ResponderEliminar
  9. MARIA BOM DIA, PAZ PARA TODOS,TODOS OS LUGARES TEM A SUA BELEZA E A RUSSIA NÃO IA FICAR ATRÁS, BASTA SITAR A BELEZA DE SÃO PETESBURGO E A MAGESTOSA PRAÇA VERMELHA . EU ADMIRO MUITO OS ESCRITORES RUSSOS, TENHO DIVERSOS LIVROS DESTES ESCRITORES. LER OS SEUS ESCRITOS É CULTURA, VAIS BUSCAR CADA ASSUNTO INTERESSANT E BONITO QUE NOS DEIXA FELIZ , FAZ NOS VIAJAR SE SAIR DA CASA. UM GRANDE ABRAÇO CELINA

    ResponderEliminar

“Aqueles que passam por nós, não vão sós, não nos deixam sós. Deixam um pouco de si, levam um pouco de nós” (Antoine de Saint-Exupery).

Obrigado pela sua visita e pelo carinho que demonstrou, ao dispensar um pouco do seu tempo, deixando aqui no meu humilde cantinho, um pouco de si através da sua mensagem.