15/01/2013

Sheikh Zayed Mosque (Mesquita Sheikh Zayed)


Foto: TrekEarth_Copyright_Anees Hydros


A Grande Mesquita Sheikh Zayed está localizada em Abu Dhabi, a capital dos Emirados Árabes Unidos.

Foto: lifetoreset.wordpress.com


Sheikh Zayed Grand Mosque foi iniciada pelo falecido Presidente dos Emirados Árabes Unidos (EAU), HH Sheikh Zayed bin Sultan Al Nahyan. O seu lugar de descanso final está localizado no terreno ao lado da mesma mesquita.


Foto: www.guiaemdubai.com


A Mesquita foi inaugurada oficialmente no mês Islâmico do Ramadan, em 2007, e é a maior mesquita dos Emirados Árabes Unidos e a oitava maior do mundo.


Foto: lifetoreset.wordpress.com


Uma magnífica arquitetura, inspirada numa fusão de arte Moura, Mughal e arquitetura árabe.


Foto: lifetoreset.wordpress.com


Implantada numa área equivalente a cinco campos de futebo, possui 82 cúpulas brancas de estilo marroquino decoradas com mármore e quatro minaretes sobre os quatro cantos do pátio que se erguem cerca de 107 m de altura.


Foto: Wikipedia_GinaD


O pátio, com um extraordinário design floral, mede cerca de 17.000 m2, e é considerado o maior exemplo de mosaico de mármore do mundo.


Foto: Email recebido


Um belissimo lugar de culto, tem uma capacidade para mais de 40,000 fiéis. O salão principal da oração pode acomodar mais de 9.000 fiéis. Ao lado do salão principal existem duas salas laterais com uso exclusivo para as mulheres.


Foto: Flickr_Pelican


A Grande Mesquita Sheikh Zayed tem muitos elementos especiais e únicos.


Foto: Email recebido


As 96 colunas no salão principal da oração são revestidas com mármore e incrustadas com madrepérola.


Foto: TrekEarth_Copyright_Anees Hydros


O tapete no salão principal da oração é considerada o maior tapete do mundo feito pela Iran's Carpet Company e projetado pelo artista iraniano Ali Khaliqi. Este tapete mede 5.627 m2, e foi feito por cerca de 1200 artesãs. O peso do tapete é de 35 toneladas e é predominantemente feito de lã (originária da Nova Zelândia e Irão). Levou aproximadamente dois anos para ser concluído.


Foto: Wikipedia_GinaD


Possuí sete candelabros importados da Alemanha que incorporam milhões de cristais Swarovski.


Foto: Wikipedia_GinaD


Entre estes lustres encontra-se o maior lustre do mundo dentro de uma mesquita, situando-se em 15 metros de altura e com 10 metros de diâmetro.


Foto: Wikipedia_GinaD


As piscinas ao longo das arcadas refletem as espetaculares colunas da mesquita, que se torna ainda mais gloriosa à noite.


Foto: www.idesignarch_Zayed-Mosque-Abu-Dhabi


O sistema de iluminação original foi projetado por um raio arquitetos Jonathon Speirs e Major para refletir as fases da lua. Belas azuladas nuvens cinzentas são projetadas em luzes nas paredes externas e obter mais brilhante e mais escuro de acordo com a fase da lua.


Foto: Flickr_Pelican


A beleza, requinte e detalhes estão presentes por toda a Mesquita, do chão ao teto, encontram-se desenhos e inscrições árabes.


Foto: Email recebido


Foto: Email recebido


As paredes tem desenhos em relevo feitos de mármore em várias cores.


Foto: Trip Advisor


Do chão para as paredes eleva um verdadeiro jardim de flores.


Foto: Wikipedia_DonaldyTong


Dentro da mesquita, os visitantes devem ter roupas adequadas ao local, os homens deverão ter calças e camisa de manga comprida, e as senhoras o cabelo sempre tapado. Para quem não se encontra devidamente preparado, é facultado à entrada da Mesquita, para os homens o dish-dash, e para as senhoras um véu para cobrir os cabelos.


Foto: Email recebido


É um local impressionte!


Fontes e Fotos: Wikipedia; http://viajeaqui.abril.com.br/; http://lifetoreset.wordpress.com/; http://www.flickr.com/; http://visitabudhabi.ae/en; http://www.guiaemdubai.com/sheikh-zayed-grand-mosque/; email recebido; outros


* Fotos: Net
As fotografias sem indicação dos autores é porque não os consegui identificar. Se forem suas, por favor queiram contactar-me que colocarei imediatamente o seu nome, ou retiro-as se for esse o seu desejo. Não é de maneira nenhuma minha intenção quebrar direitos de autor.

Photographs without the authors’ names are because I could not identify them. If they are yours, please contact me and I will put immediately your name, or remove them, if that is your wish. It is not my intention to break authors rights.


Foto: THE GUARDIAN_Photograph Allan ToftSpeirs + Major


Não podendo visitar fisicamente sempre podemos abrir as janelas da net e conhecer assim virtualmente outros locais incríveis, espalhados pelo mundo fora.

1 comentário:

“Aqueles que passam por nós, não vão sós, não nos deixam sós. Deixam um pouco de si, levam um pouco de nós” (Antoine de Saint-Exupery).

Obrigado pela sua visita e pelo carinho que demonstrou, ao dispensar um pouco do seu tempo, deixando aqui no meu humilde cantinho, um pouco de si através da sua mensagem.



Publicação em destaque

A Noite nas minhas Viagens

Luzes da Noite pelo mundo fora ... A noite em Macau No Japão Dubai ...