27/05/2010

Praia da Albandeira

O ano passado fui numas mini-férias até ao Carvoeiro e visitei algumas praias ao seu redor. Todas elas eram lindas, cada uma com a sua beleza muito própria. Penso que nunca é demais falarmos do que temos de bonito no nosso País.

Hoje apresento: a Praia de Albandeira

A Praia da Albandeira é uma praia de pequena dimensão, que pode ser atingida pelo litoral através das rochas e dos túneis naturais. É pouco frequentada e tranquila. No alto dos penhascos existem dois miradouros que permitem desfrutar da bela paisagem.




Está situada na zona costeira do concelho de Lagoa, no Algarve, EN125, passando pela Caramujeira. Para chegar á praia temos de seguir por uma estrada estreita de via única, onde há ao longo do percurso espaços para nos desviarmos, caso venha algum carro em sentido contrário. O caminho para a praia percorre campos com matos típicos de barrocal, onde abundam alfarrobeiras de cheiro adocicado. Mais perto do mar crescem exuberantes matos litorais com zimbro e espécies típicas das arribas como o funcho-do-mar, a barrilha, a salgadeira e o vistoso pampilho-marítimo.




Após alguns kms por uma paisagem natural muito bonita, passamos à frente do empreendimento do Luís Figo e do Paulo China o Suites Alba Resort & Spa.




Mais à frente chegamos à zona de estacionamento sobre a praia. Ao descer da zona de estacionamento para a praia, um painel informativo avisa contra os perigos existentes ao passear pelas rochas circundantes. 




É uma praia de pequena dimensão situada numa baía bem protegida por falésias, típicas desta zona da costa algarvia. As rochas formam reentrâncias e abrigos, bem como belas piscinas naturais.




A oeste da praia de Albandeira há uma segunda baía rochosa, que quando está maré-cheia, penso que só será possível ter acesso a nado ou de barco, nós tivemos sorte e conseguimos passar através de um túnel escavado por baixo das rochas para esta baía. É realmente um local muito bonito.




Serviços de apoio disponíveis: Estacionamento amplo e ordenado. Bodyboard, Surf, Restaurante, Bar. Não dispõe de cadeiras ou toldos. Não dispõe de vigilância balnear.

Alojamento na região de Lagoa
para poder visitar e usufruir desta lindíssima praia:
■ Quinta do Paraiso, Carvoeiro – Foi onde eu fiquei e simplesmente adorei. 






■ Suites Alba Resort & Spa, sobre a falésia da praia de Albandeira, perto da Praia do Carvoeiro
■ Colina Da Lapa Club, Vale da Lapa Sesmarias – Alfanzina
■ Terrace Club Apartamentos, Quinta das Palmeiras – Alporcinhos
■ Parque de campismo de Ferragudo


É uma praia bastante acolhedora onde se pode descansar tranquilamente ou apreciar a natureza percorrendo e explorando as várias grutas e piscinas naturais. O mar agitado, é muito procurado por praticantes de surf e bodyboard. Algumas rochas na costa perto da praia de Albandeira são tão íngremes e acidentadas que apenas as gaivotas conseguem encontrar um lugar para descansar.

Vá conhecer. Vale a pena.




“Tenho a impressão de ter sido uma criança brincando à beira-mar, divertindo-me em descobrir uma pedrinha mais lisa ou uma concha mais bonita que as outras, enquanto o imenso oceano da verdade continua misterioso diante de meus olhos. “ (Isaac Newton)

4 comentários:

  1. Cara Maria, simplesmente vos digo que está lindo o vosso blog e belissima a postagem, como sempre...
    ps.: Ando meio que ausente mais sempre que posso venho ver as belas publicações e as belas paisagens que tu nos proporciona...
    Tenha uma linda e abençoada semana!

    ResponderEliminar

“Aqueles que passam por nós, não vão sós, não nos deixam sós. Deixam um pouco de si, levam um pouco de nós” (Antoine de Saint-Exupery).

Obrigado pela sua visita e pelo carinho que demonstrou, ao dispensar um pouco do seu tempo, deixando aqui no meu humilde cantinho, um pouco de si através da sua mensagem.



Publicação em destaque

A Noite nas minhas Viagens

Luzes da Noite pelo mundo fora ... A noite em Macau No Japão Dubai ...