12/11/2013

Divagar por PALMELA

Palmela, aqui tão perto de mim e por mim desconhecida.

Em setembro fui com os meus filhos conhecer um pouco desta linda e simpática vila. Almoçamos na casa da Guida, (mãe do Fábio o namorado da minha filha) e fomos depois passear por Palmela.

É uma vila com um passado bem longínquo, tendo-lhe sido concedido o primeiro foral por D.Afonso Henriques em Março de 1185.

Fomos visitar a Igreja de S. Pedro (Igreja Matriz), que data da segunda metade do século XVI. O seu interior está revestido por painéis de azulejos barrocos datados do século XVIII, onde estão representadas cenas da vida de São Pedro.

Junto à igreja encontra-se os Paços do Concelho, um edifício do século XVII, sendo o andar superior do século XVIII.

Gostei do Miradouro junto ao pequeno mas lindo jardinzinho.

Seguimos para ir tomar um cafézinho.

O local escolhido foi um café junto a um antigo moinho, situado no Miradouro do Castelo de Palmela. Acolhedor e simpático tem uma excelente vista.

Olhando para cima ....

Olhando para baixo....

Juntaram-se a nós o Jaime (pai do Fábio) e a Fernanda, uma amiga.

Subimos até ao Castelo passeando pelo jardim.

Dentro da cerca primitiva do castelo encontra-se a Igreja de Santiago, um templo da segunda metade do século XV. No interior sob um arco sólido manuelino, encontra-se a arca tumular de D.Jorge de Lencastre, o último grão–mestre da Ordem de Santiago de Espada e filho natural de D. João II.

Divagando pelo castelo ....

Olhando mais em frente através de uma janela do passado.

Vendo quem passa ....

Do alto das muralhas a vista é magnifica.

Depois de visitarmos o Castelo estava na hora de regressar

Para dar ainda mais côr e alegria a um dia especial, o encanto das flores. É claro que as tinha que fotografar para as preservar para sempre .....

Foi um domingo muito bem passado, em excelente companhia e numa vila muito bonita. Obrigado a Todos.

A felicidade paira sobre nós por breves instantes, por isso há que a sentir chegar e apreciá-la ao máximo enquanto está presente na nossa vida, logo ela vai embora novamente.