15/12/2013

DIVAGAR por VALE DA PINTA - pelos olhos do Pedro




Á um ano o Pedro foi passar uns dias de férias escolares no My Camp, um campo de férias na Quinta da Broeira em Vale da Pinta. Hoje vamos conhecer um pouco de Vale da Pinta através das fotografias do meu filho Pedro.





Vale da Pinta foi uma freguesia portuguesa do concelho do Cartaxo, foi extinta este ano, no âmbito da reforma administrativa nacional, tendo sido agregada à freguesia do Cartaxo.






Segundo a sua história e lenda, Vale da Pinta está ligada a diversos factos de importância relevante, entre eles as conquistas e incursões cristãs contra os mouros, levadas a cabo pelo primeiro rei de Portugal, D. Afonso Henriques.




Em 1225, no nome de Vale da Pinta surgiu numa mercê de D. Sancho II, quando este concebeu a Pero Pacheco a mercê dos terrenos do Reguengo do Cartaxo, nas confrontações da concessão foi feito referência às “herdades de Valle da Pinta”.




Em 1312, quando D. Dinis concedeu foral ao Cartaxo, concedeu aforamento a vinte homens, entre eles Fernão Pais de Vale da Pinta.

No século XVII, dois naturais de Vale da Pinta assumem um papel de destaque: D. Garcia de Noronha, sobrinho de Afonso de Albuquerque, vice-rei da Índia, e Cristóvão Esteves, um dos compiladores das Ordenações Manuelinas, proprietário da Quinta da Esparagoza (Vale da Pinta).








Em 1642 há registos da existência da confraria ou irmandade de Nossa Senhora da Graça, cuja devoção assumiu contornos expressivos em Vale da Pinta – ainda hoje a festa anual é feita em honra de Nossa Senhora da Graça. 






Como património cultural de Vale da Pinta é de referir a Igreja Matriz e o Poço de São Bartolomeu, um poço quadrangular, em pedra, com ligação a um bebedouro que servia para dar de beber aos animais. É monumento histórico municipal. Ali foi encontrado uma imagem de São Bartolomeu, por essa razão, o Poço tem o nome do referido santo.







Alguns momentos de lazer no campo de férias My Camp.






E à noitinha eis o que ele viu ...




Para terminar deixo um miminho para todos os AMIGOS, dado pela mão do meu filhote.




Fontes: Wikipedia, http://jf-valedapinta.pt/info/.
Fotos: Pedro Rodrigues

6 comentários:

  1. Gostei muito! Bem atento aos detalhes! Parabéns!

    ResponderEliminar
  2. Ola amiga quantas belas imagens....tambem lhe desejo o melhor para 2014 e que seu natal seja muito feliz com toda tua familia.beijos com ternura.

    ResponderEliminar
  3. bom dia
    agradeço sensibilizada a sua visita.
    bom Natal !

    ;)

    ResponderEliminar
  4. Um verdadeiro repórter, obrigada Pedro e muitos parabéns!


    Feliz Natal para si amiga Maria e para todos que lhe são queridos.

    beijinho

    ResponderEliminar
  5. Maria vim te desejar um Natal de Luz e de muita Paz e agradecer os teus votos de um feliz Natal, contente em receberas tuas noticias, vou tirar umas ferias, breve estarei de volta. Para vc um ano repleto de muita paz e saúde e prosperidade para vc e família. Um abraço carinhoso Celina.,

    ResponderEliminar
  6. Olá, Maria. Parabens ao Pedro! Tanta beleza e carinho. Grnde bjo e obrigada pelo mimo!! Doce menino.

    ResponderEliminar

“Aqueles que passam por nós, não vão sós, não nos deixam sós. Deixam um pouco de si, levam um pouco de nós” (Antoine de Saint-Exupery).

Obrigado pela sua visita e pelo carinho que demonstrou, ao dispensar um pouco do seu tempo, deixando aqui no meu humilde cantinho, um pouco de si através da sua mensagem.



Publicação em destaque

A Noite nas minhas Viagens

Luzes da Noite pelo mundo fora ... A noite em Macau No Japão Dubai ...