13/03/2015

LISBOA a minha CIDADE - Largo do Carmo



Depois de apreciar o Rossio e a Praça da Figueira, subimos no elevador de Santa Justa, fomos admirar a vista do alto da torre e saímos indo passear pelo...







O largo, localiza-se na zona do Chiado. Aqui se encontram as ruínas do Convento do Carmo, construído no século XIV, e onde actualmente está instalado o Museu Arqueológico do Carmo. Em frente ao convento, vemos o Chafariz do Carmo (1771), abastecido pelo Aqueduto das Águas Livres. 





Ao lado do convento, encontra-se o Quartel do Carmo, pertencente à Guarda Nacional Republicana e que teve um papel importante aquando do 25 de Abril de 1974, por ter sido o local escolhido por Marcello Caetano para se refugiar da revolução, acabando este largo por ser o palco principal da revolução, como local da rendição do Estado Novo perante os militares do MFA. Para perpetuar este momento, encontra-se no chão do largo uma inscrição dedicada a Salgueiro Maia. 







Fotos: Pessoais
Texto explicativo: Wikipedia


3 comentários:

  1. Lindas fotos e comentários precisos.
    Bom viajar contigo!
    Abraço,bom final de semana!
    Sonia

    ResponderEliminar
  2. Salgueiro Maia, capitão do exército, que já faleceu, era quem comandava as tropas que levaram à rendição do ex-primeiro ministro Marcelo Caetano. Posteriormente, MC refugiou-se no Brasil, onde ocorreu o seu falecimento.

    ResponderEliminar

“Aqueles que passam por nós, não vão sós, não nos deixam sós. Deixam um pouco de si, levam um pouco de nós” (Antoine de Saint-Exupery).

Obrigado pela sua visita e pelo carinho que demonstrou, ao dispensar um pouco do seu tempo, deixando aqui no meu humilde cantinho, um pouco de si através da sua mensagem.



Publicação em destaque

A Noite nas minhas Viagens

Luzes da Noite pelo mundo fora ... A noite em Macau No Japão Dubai ...