27/07/2015

Neues Rathau – Munique




Da minha viagem pelos Alpes, comecei por falar de Munique e nesse post mostrei um pouco do Neues Rathaus (Nova Câmara Municipal), o edifício dos Paços do Concelho de Munique, localizado na Marienplatz. Hoje vou falar e mostrar um pouco mais deste interessante edifício.






Foi construído entre 1867 e 1908 em estilo Neogótico por Georg von Hauberrisser. A fachada principal para a Marienplatz tem cerca de 100 metros de comprimento e é ricamente decorada. Nela se encontram gárgulas góticas em forma de rostos grotescos e máscaras, imagens alegóricas, temas da vida dos santos e criaturas mitológicas populares. Está repleta de estátuas de duques, reis e príncipes de quase toda a linha da dinastia de Wittelsbach da Baviera. Inúmeras janelas de vidro com motivos locais, regionais, nacionais, internacionais e religiosas adornam o edifício.








No centro da fachada principal entre as duas fases que ficam para a Marienplatz dentro de uma guarita, está a estátua equestre do Príncipe Regente Luitpold. Lateralmente estão as estátuas dos quatro primeiros reis da Baviera.




A parte traseira do monumento é adjacente a um pequeno parque (Marienhof).





Vejam o pormenor que está bem lá no alto da torre.




Neues Rathau tem uma área total de 9159 m² e 400 divisões.










A sua torre principal tem 85 metros de altura, e é coroada por uma estátua representando Münchner Kindl (Munich child), criada por Anton Schmid, que disse ter sido o seu filho Wiggerl (Ludwig Schmid-Wildy) que serviu de modelo.







No topo da torre está localizado o quinto maior carrilhão da Europa. o Glockenspiel tocou pela primeira vez em 1908. Os 43 sinos do relógio mecânico tocam sucessivamente quatro melodias diferentes, e são apresentadas um total de 32 figuras que se referem a temas da história e da lenda de Munique. O arranjo cinemático foi desenvolvido em 1899, sendo o seu inventor Christian Reithmann. Na parte superior do compartimento está representado um "torneio", que foi realizado para o casamento do duque da Baviera Wilhelm V e Renata de Lorena em 1568 no Marienplatz. Surgem também arautos, tolos, fanfarras e Porta-estandarte alinhados no campo de torneio, medindo as forças da Baviera e de Lorraine no jogo medieval de habilidade feudal. O espetáculo decorre diariamente às 11:00, 12:00 e 17:00 horas.




Pode-se subir à Torre através de um elevador.






A vista é fantástica.











Texto explicativo: Wikipedia
Fotos: Pessoais

2 comentários:

  1. Imagens/fotos Soberbas!!

    Excelente semana. Beijo

    http://coisasdeumavida172.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  2. É bem interessante e a vista é fantástica!
    Bj amigo

    ResponderEliminar

“Aqueles que passam por nós, não vão sós, não nos deixam sós. Deixam um pouco de si, levam um pouco de nós” (Antoine de Saint-Exupery).

Obrigado pela sua visita e pelo carinho que demonstrou, ao dispensar um pouco do seu tempo, deixando aqui no meu humilde cantinho, um pouco de si através da sua mensagem.



Publicação em destaque

A Noite nas minhas Viagens

Luzes da Noite pelo mundo fora ... A noite em Macau No Japão Dubai ...