25/09/2015

Alpes Românticos - Estrasburgo (Strasbourg) - França




Voltando a mostrar a minha viagem pelos Alpes, depois de visitarmos Innsbruck e o Monte Pilatus, saímos da Suíça e continuámos o nosso caminho entrando na França e parando em Estrasburgo.






No nordeste da França, Estrasburgo é principal cidade e a capital da região da Alsácia e do département (departamento) do Bas-Rhin (Baixo-Reno). A cidade é também conhecida como uma das capitais da Europa, devido às inúmeras instituições europeias que ela abriga, entre as quais o Conselho da Europa, o Parlamento europeu (dividido com Bruxelas) e a Corte Europeia dos Direitos Humanos.






O Centro histórico da cidade de Estrasburgo, a Grande Île (Ilha Grande), foi classificado Património Mundial pela UNESCO em 1988. 




Situada a uma altitude média de 140 metros acima do nível do mar, Estrasburgo caracteriza-se por um relevo relativamente plano. Na margem esquerda do Rio Reno, é atravessada pelo rio Ill, afluente do Reno.









O nosso hotel ficava relativamente perto da Praça Kléber,  a maior e a principal praça de Estrasburgo.




Na praça encontra-se a estátua do general Jean-Baptiste Kléber.




No lado norte da praça é o edifício Aubette. Antigo edifício militar e centro de recreação, foi construído por Jacques-François Blondel em 1765-1772. Foi classificado como Monumento Histórico em 1985.





Outra praça interessante é a Praça Gutenberg.






Imperdível a visita à Catedral de Estrasburgo, a Catedral de Notre Dame, uma das mais bonitas catedrais de arquitetura gótica. Foi construída entre 1176 e 1439, mas os seus alicerces são bem mais antigos, datam de 1015, ano em que o bispo Werner von Habsburg colocou a primeira pedra, para a construção de uma basílica em estilo românico, que arderia em 1176. A sua torre tem 142 metros de altura. Este monumento merece ser mostrado com algum detalhe, por isso irei falar e mostrar um pouco melhor este belíssimo monumento num próximo post.








Nela se encontra uma uma das principais atrações da cidade, uma obra de arte e da engenharia, o relógio astronómico. O seu mecanismo data de 1842 e a sua complexidade e beleza impressionam. Todos os  dia a Igreja fecha das 11:30hs às 12.35h e somente as pessoas com bilhetes apropriados, podem permanecer no interior para poder observar o relógio astronómico, cujas figuras automáticas se movimentam.





Como este ano a Catedral comemora os 1000 anos da sua fundação, para além de vários eventos que têm estado a decorrer, à noite fomos assistir a um belíssimo espetáculo de luz e som. Tenho pena de não ter conseguido tirar fotos à altura do que vi, mas há noite não é fácil.





Fomos conhecer um bairro maravilhoso, o Petit France, um dos ponto turísticos mais famoso da cidade. Foi criado em torno dos canais do Rio III e é repleto de casas em enxaimel que no passado pertenciam a curtidores de matadouros, que usavam a água do rio para limpar e preparar as peles dos animais, e em seguida, colocavam-nas para secar nos telhados das casas.






Começamos a nossa visita perto da Barragem de Vauban. Esta barragem foi projetada, pelo engenheiro militar francês Vauban, tendo sido construída em 1681 como uma estrutura defensiva: as comportas podiam fechar-se, para proteger a cidade de ataques ou inundações.





Com as suas magnificas casas da época Renascentista Alsaciana, está rodeado por canais, pontes e muitas e muitas flores, é um local incrível.








As flores ....










As suas belíssimas casas enchaimel e lá ao fundo uma das pontes que se desloca para os barcos poderem passar.







A casa mais famosa é a "Maison des Tanneurs" datada de 1572.




Estrasburgo é a sede de várias instituições europeias tais como o Conselho da Europa (com o seu Tribunal Europeu dos Direitos do Homem, a sua Direcção Europeia da Qualidade dos Medicamentos e seu Observatório Europeu do Audiovisual Europeu) e as Eurocorps, bem como do Parlamento Europeu e do Provedor de Justiça Europeu da União Europeia. Além disso, a cidade é a sede da Comissão Central para a Navegação do Reno e do Instituto Internacional de Direitos Humanos. 


Parlamento europeu





É uma cidade fantástica.

Próxima Paragem: Colmar

Texto explicativo: Wikipedia
Fotos: Pessoais

4 comentários:

  1. Bom dia
    Como já disse, volto agradecer por poder !viajar" convosco a través da fotografia.

    Beijo.Bom fim de semana
    http://coisasdeumavida172.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  2. Olá, querida Maria
    Admiro demais lugares bem floridos e bem cuidados...
    Bjm fraterno

    ResponderEliminar
  3. Lindo, adoro flores nas ruas, praças, sacadas... Como sempre estou viajando com você por lindos lugares. Obrigada, adoro esse seu blog.
    Maria, não lembro se você conhece meu outro blog de crônicas, poemas e variedades...
    http://taisluso.blogspot.com
    Beijo!

    ResponderEliminar

“Aqueles que passam por nós, não vão sós, não nos deixam sós. Deixam um pouco de si, levam um pouco de nós” (Antoine de Saint-Exupery).

Obrigado pela sua visita e pelo carinho que demonstrou, ao dispensar um pouco do seu tempo, deixando aqui no meu humilde cantinho, um pouco de si através da sua mensagem.



Publicação em destaque

A Noite nas minhas Viagens

Luzes da Noite pelo mundo fora ... A noite em Macau No Japão Dubai ...