02/07/2016

Viagem à HOLANDA - The Oude Kerk




Já mostrei da minha visita a Amesterdão, o Jardim Keukenhof, Museumplein, a Praça Dam e hoje vamos passear até à Praça Oudekerksplein, que se situa em De Wallen.





Esta praça fica relativamente perto da Praça Dam localizando-se aqui o edificio mais antigo da cidade, a primeira igreja da Paróquia, a Oude Kerk (Igreja velha). Parte da Oudekerksplein, a praça à volta da igreja, é utilizada por prostitutas que oferecem os seus serviços por detrás de janelas, é a famosa Rua Vermelha.




Na praça em frente à Oude Church está uma estátua de bronze, "Belle". A inscrição diz "Respeite os trabalhadores do sexo em todo o mundo."




A dominar o Red Light District está a Oude Kerk (Igreja velha), uma igreja grande e monumental.




Foi fundada em 1213 e foi consagrada em 1306 pelo bispo de Utrecht tendo como seu padroeiro, Saint Nicolas. Depois da Reforma, em 1578, tornou-se uma igreja calvinista, permanecendo assim até hoje.




No passado, a sua torre era utilizada  para observar uma possível aproximação de inimigos, ou um deflagrar de incêndios. Também foi usada como o relógio da cidade.




E possível subir à torre, a visita é guiada (apenas com pequenos grupos) por estudantes locais que falam fluentemente Inglês. 




Não há elevadores, pelo que é necessário subir escadas estreitas, grande parte das vezes em espiral, não me parece que seja adequado, para pessoa com problemas de mobilidade ou crianças pequenas, pois é uma subida um pouco exigente. 





A torre contém quatro sinos (fé, esperança, amor, e Liberdade), e um carrilhão de 47 sinos. Os sinos foram usados no passado para chamar fiéis para o serviço. Eram tocados para casamentos e funerais, funcionando também como um sistema de alerta para incêndios e outras emergências. Hoje, os sinos ainda tocam regularmente aos domingos, bem como em funerais, casamentos e no dia 5 de Dezembro, dia de St. Nicolas o seu padroeiro.





Tem 67m de altura, ficando a plataforma de observação a um pouco mais de metade da sua altura. Na subida vamos parando em diferentes níveis e o guia vai explicando todos os aspetos relevantes da torre. 




Até a própria plataforma de observação é bastante estreita e por vezes tinha de movimentar-me de lado, mas valeu bem a pena a subida, pois a vista sobre a parte antiga da cidade é surpreendente.







Ao fundo a Central Station





Simplesmente magnifica a vista da Torre de Oude Kerk.




Após esta visita dirigimo-nos para a Praça Nieuwmarkt (o próximo post).

Fotos: Pessoais
Poderá ver o resumo da nossa viagem no post inicial: "Fim de semana em Amesterdão"

2 comentários:

  1. Mais uma excelente "viagem" que fiz convosco!! Amei, obrigada pela partilha.

    Beijo e um óptimo sábado.

    http://coisasdeumavida172.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  2. Belas fotos, a Holanda é um país lindo, e está muito bem comentado, parabéns, bjs amiga

    ResponderEliminar

“Aqueles que passam por nós, não vão sós, não nos deixam sós. Deixam um pouco de si, levam um pouco de nós” (Antoine de Saint-Exupery).

Obrigado pela sua visita e pelo carinho que demonstrou, ao dispensar um pouco do seu tempo, deixando aqui no meu humilde cantinho, um pouco de si através da sua mensagem.



Publicação em destaque

A Noite nas minhas Viagens

Luzes da Noite pelo mundo fora ... A noite em Macau No Japão Dubai ...