06/10/2016

New York - Visita à Sede da Organização das Nações Unidas




Durante a nossa visita a Nova York um dos locais que fomos conhecer foi a Sede da Organização das Nações Unidas.





A Organização das Nações Unidas (ONU) é uma organização intergovernamental criada para promover a cooperação internacional. Tem como objetivos principais fomentar relações amigáveis entre as nações para manter a paz mundial; defender os direitos fundamentais dos seres humanos e a igualdade em todos os níveis; eliminar a pobreza, a doença e o analfabetismo no mundo; incentivar o desenvolvimento económico e social das nações. A ONU está determinada a proteger o planeta da degradação, principalmente por meio do consumo e da produção sustentáveis, bem como duma gestão sustentável dos recursos naturais. Pretende assim equilibrar as três dimensões do desenvolvimento sustentável: a económica, a social e a ambiental.





Declaração Universal dos Direitos Humanos, em 30 artigos desenhados pelo artista brasileiro Octavio Roth.




Tal como em todos os outros locais que fomos visitar, os bilhetes de entrada já tinham sido comprados ainda em Lisboa através da Net, com dia e hora marcados. A segurança para entrar é bastante rigorosa.




Está localizada no setor leste de Manhattan e foi construída entre 1949 e 1952, sendo um projeto do arquiteto brasileiro Oscar Niemeyer. A propriedade ocupada pela sede das Nações Unidas e os espaços dos prédios adjacentes estão sob administração e controle da organização e não do governo, sendo considerados território internacional.




Na entrada, uma das muitas peças de arte oferecidas pelos Estados Membros, neste caso uma oferta da Itália. É a "Sphere within a Sphere" uma obra do escultor Arnaldo Pomodoro.




Entre as esculturas icónicas, figura a escultura em bronze "Non-Violence" (Não-Violência), representando um Colt Python cujo cano foi amarrado por um nó, uma obra do artista sueco Carl Fredrik Reuterswärd. Foi um presente do governo de Luxemburgo.




Entrando no edifício





As visitas são guiadas e duram cerca de 1 hora. Em baixo o nosso guia.




Mosaico de Norman Rockwell retratando as missões humanitárias da ONU.




Presente da Tailândia




Prémio Nobel




Mural do artista espanhol José Vela Zanetti. Retrata a luta da humanidade para uma paz duradoura.




A estátua danificada de St. Agnes encontrado nas ruínas de uma catedral católica romana em Nagasaki, Japão, em 1945. A catedral foi completamente destruído quando a bomba atómica explodiu cerca de meio quilómetro de distância. A carbonização e manchas são o resultado da intensa de calor e radiação.




Tapeçaria comemorativa da tragédia de Chernobyl, um presente da Ucrânia.




"Triumph of Peace", uma tapeçaria desenhada pelo artista belga Peter Colfs. Encontra-se no átrio do edifício da Assembleia Geral dos Delegados. Com 150 m² é uma das maiores tapeçarias do mundo.




Sala da Assembleia Geral da ONU





Sala do Conselho de Segurança





No topo da sala está uma pintura mural do artista norueguês Per Lasson Krohg (1889 – 1965) simbolizando as aspirações à Paz e às liberdades fundamentais.




No final da visita passámos pelo Post Office (Posto de atendimento do correio americano), onde carimbámos os nossos passaportes com o selo da ONU.







"The Ark of Return", construído em mármore branco este memorial tem a forma de uma embarcação ou navio em reconhecimento aos milhões de africanos transportados em navios negreiros para diferentes partes do mundo. Foi projetado pelo arquiteto haitiano-americano Rodney Leon.




Numa parede do outro lado da rua do edificio da ONU, encontra-se a seguinte inscrição "They shall beat their swords into plowshares, and their spears into pruning hooks: Nation shall not lift up sword against nation, neither shall they learn war any more." Isaiah 2:4 ("Eles baterão as suas espadas em arados e as suas lanças em foices; uma nação não levantará a espada contra outra nação, nem aprenderão mais a guerra" Isaiah 2:4). 




Fotos: Pessoais

Texto explicativo: Wikipedia; United Nations Visit Center

Próximo Post:  Rockeffeler Plaza

4 comentários:

  1. Nem tenho palavras para descrever tanta beleza. Adorei.


    Beijos

    http://coisasdeumavida172.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  2. Excelente!
    Absorvi imensa informação que desconhecia, a começar pelo fato de poder ser visitável!
    Muito oportuna partilha, num momento em que será com muito orgulho patriótico, um português a chefiar a ONU.
    bjs

    ResponderEliminar
  3. É um orgulho poder "viajar" convosco através das fotos. Obrigada
    Beijo

    Estamos por aqui:- http://quadrasepensamentos.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  4. Maria imagino a segurança neste prédio.
    Gostei de ver a presença de presente de artista brasileiro, bem como os símbolos ali expostos.
    Valeu Maria mais esta viagem cultural.
    Bjs.




    ResponderEliminar

“Aqueles que passam por nós, não vão sós, não nos deixam sós. Deixam um pouco de si, levam um pouco de nós” (Antoine de Saint-Exupery).

Obrigado pela sua visita e pelo carinho que demonstrou, ao dispensar um pouco do seu tempo, deixando aqui no meu humilde cantinho, um pouco de si através da sua mensagem.



Publicação em destaque

A Noite nas minhas Viagens

Luzes da Noite pelo mundo fora ... A noite em Macau No Japão Dubai ...